Dorna não descarta evento com F1 e MotoGP, mas alerta para perfil distinto de fãs

A possibilidade de um fim de semana de corridas reunindo Fórmula 1 e MotoGP no mesmo circuito voltou ao centro das discussões no paddock após declarações da Dorna Sports. Em entrevista à revista Speedweek, a Dorna, empresa que administra a MotoGP, mostrou-se aberta à ideia, especialmente após sua aquisição pela Liberty Media.

Para Carlos Ezpeleta, diretor da Dorna. a proposta pode ser uma oportunidade de atrair novos públicos, mas exigiria alto nível de planejamento e atenção às preferências dos fãs de ambas as categorias. “Tudo vale a pena ser tentado pelo menos uma vez”, afirmou. “Principalmente se estivermos falando de levar a MotoGP a uma nova audiência.”

Charles Leclerc (MON) Ferrari SF-25.
Foto: XPB Images

“Temos uma demografia bastante diferente entre os fãs da MotoGP e os da Fórmula 1. E, nos mercados menos desenvolvidos, que são justamente os mais promissores, essa diferença é ainda maior”, avaliou ele. “Por isso, precisamos prestar muita atenção no que nosso público quer ver.”

Ezpeleta também destacou que, embora as duas categorias vivam bons momentos com circuitos lotados, isso pode ser um obstáculo para a proposta de unificar eventos: “A Fórmula 1 já tem ingressos esgotados em muitos circuitos, e a MotoGP também tem ido muito bem nesse sentido. Mas não dá para simplesmente dobrar a capacidade de público se colocarmos as duas no mesmo lugar ao mesmo tempo.”

Outro obstáculo citado pelo diretor é a própria estrutura levada para os circuitos:  “Já estudamos isso antes. Um dos problemas são as air fences [barreiras de segurança da MotoGP], que precisam ser montadas e desmontadas entre as sessões. Isso tornaria a logística muito mais complexa. Estamos dispostos a considerar essa possibilidade. Mas é fundamental que as duas categorias mantenham sua autenticidade”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.