Domenicali diz que F1 será reconhecida no futuro pelo papel de “progresso” em países como o Catar

O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, afirma que a categoria será reconhecida no futuro pelo papel que desempenha em encorajar países como o Catar a fazer “progresso”. A série está competindo no país do Oriente Médio pela primeira vez neste fim de semana. E depois realizará seu primeiro Grande Prêmio na Arábia Saudita também.

Ambos os países foram criticados por violar os direitos humanos, que incluem uma legislação rígida voltada para mulheres e membros de suas comunidades LGBTQIA+. Para Domenicali, a F1 “não tem motivos para se esconder” quando visita esses países. “Assim que esses países escolherem estar sob os holofotes que a Fórmula 1 está trazendo, não há desculpa”, disse ele.

“Você não pode fingir que os hábitos culturais milenares podem ser mudados do dia para a noite. Será ilógico e não racional. Mas acho que através da F1, através do esporte, eles terão a intensidade para garantir que o progresso seja feito mais rápido, de uma forma mais rápida, que normalmente levaríamos para fazer essas mudanças. E é por isso que estamos aqui sem medo e para nos certificarmos de que as coisas sejam feitas de maneira adequada”, disse o CEO.

A F1 foi criticada por permitir que países com histórico ruim em direitos humanos ‘lavassem’ suas reputações ao realizar grandes eventos. Porém, Domenicali espera que a categoria acabe sendo elogiada por envolver países como o Catar. “Acredito que em alguns anos, no futuro, alguém reconhecerá o importante papel que a F1 deu a essa importante mudança em nossa sociedade”.

Antes do fim de semana do GP começar, Lewis Hamilton disse que os esportes que visitam países como o Catar são “obrigados” a aumentar a conscientização sobre a situação dos direitos humanos nesses lugares. Ele está usando um capacete especial com um design ‘Orgulho do Progresso’ neste fim de semana.

O CEO da categoria fica feliz que os pilotos usem o esporte para promover seus pontos de vista desta forma. “Como você sabe, somos uma plataforma onde os pilotos podem dizer o que acreditam ser certo em relação aos outros, sempre”.

“Portanto, sobre isso, não há nada de novo que estejamos agregando, porque essa é uma mensagem muito atual de que através do ‘We Race As One’ falamos sobre diversidade, falamos sobre sustentabilidade, falamos sobre inclusão. E é por isso que eu diria que está realmente preso a essa abordagem, mas sempre respeitando a todos”, concluiu Domenicali.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.