Diretor de prova defende espera prolongada de decisões na F1

O diretor de prova da Fórmula 1, Michael Masi, defendeu a espera prolongada por certas decisões de supervisão que ocorreram nos últimos fins de semana. No GP de São Paulo, a exclusão de Lewis Hamilton não foi confirmada até o dia seguinte, quando os comissários se reuniram novamente para ouvir todas as evidências.

O direito da Mercedes de rever o pedido sobre o incidente com Hamilton e Max Verstappen no Brasil foi ouvido na quinta-feira durante a preparação para o GP do Catar, mas o veredicto não foi dado até sexta-feira. Em outro caso, três pilotos foram então convocados por supostas transgressões com a bandeira amarela na qualificação no Catar, mais de duas horas após a conclusão do Q3, com as audiências e o resultado ocorrendo apenas algumas horas antes da corrida.

Masi ressaltou a demora é para ter mais descrição do que simples uma “afirmação de culpado”. “Acho que você precisa se lembrar que uma das coisas, e eu diria que todos pediram, é mais descrição nas decisões, em vez de apenas dizer ‘esta pessoa é culpada’ ou ‘esta pessoa não é culpada’”.

“Na verdade, você deseja o máximo de compreensão possível do processo, por exemplo, se houvesse qualquer outro tipo de caso semelhante. Os comissários tentam escrever sua decisão, eles colocam esse nível de detalhe e, isso, leva tempo para redigir, reescrever etc. Podemos tomar decisões, e isso é uma parte”, disse Masi.

Outro ponto importante para o diretor de prova é a defesa das equipes. Para ele, isso também demanda tempo. “A outra parte é que as equipes precisam ter a oportunidade de apresentar seu caso. Como exemplo, no último fim de semana no Brasil, efetivamente no total durante os dois dias, a Mercedes esteve se apresentando para os comissários por cerca de 2 horas, então você tem que levar isso em conta junto com as sessões e tudo o mais entre elas”.

Masi destacou que “você também deve pensar em prazos de compensação e tudo mais” em termos de “quando as pessoas estão disponíveis e assim por diante” devido aos horários de chegada e restrições relacionadas ao toque de recolher noturno.

 

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.