O diretor da corrida da Fórmula 1, Michael Masi, negou as alegações de que o GP da Bélgica só foi reiniciado atrás do Safety Car para garantir que os pontos seriam atribuídos. Apenas uma única volta oficial de corrida foi concluída atrás do carro de segurança em três horas após o horário de início programado devido à forte chuva.
De acordo com as regras, os pontos não podem ser concedidos para uma corrida de F1 a menos que pelo menos duas voltas sejam concluídas. O grid foi enviado de volta à pista atrás do Safety Car, mas foi chamado de volta após apenas duas voltas.
Isso levou a alegações de Lewis Hamilton e outros que não haviam tentado fazer a corrida mínima necessária para garantir que os pontos pudessem ser concedidos para a corrida. No entanto, Masi disse que o grid foi voltou para a pista porque a FIA viu uma melhora potencial no clima e esperava começar a corrida.
“Era para ver como estavam as condições. Estamos em contato constante com nosso provedor oficial de previsão do tempo. Havia uma janela que parecia ter sido fornecida ali. Temos um requisito de dar um aviso de 10 minutos a todos, então foi como ‘ok, vamos tentar e ver se podemos encontrar essa janela’”, explicou Masi ao canal de TV Sky Sports.
O diretor de prova afirmou que as equipes também viram uma oportunidade de iniciar a corrida, mas isso não foi concretizado. “E várias equipes disseram a mesma coisa, eles viram aquela janela e puderam ver exatamente o que estávamos tentando fazer para encontrar aquela janela meteorológica. E então o tempo apareceu e levou a melhor sobre nós novamente”.
Segundo Masi, adiar a corrida para segunda-feira não é uma opção por questões logísticas e devido ao número de pessoas necessárias para a realização de um evento. “Não há como adiar a corrida para amanhã. Obviamente, do ponto de vista da FIA, e junto com a F1, a segurança é fundamental para os pilotos, as equipes e todos os espectadores”.
“Demos todas as oportunidades disponíveis dentro do livro de regras, dentro das disposições do código desportivo internacional, para nos dar a melhor oportunidade de sermos capazes de completar uma corrida. E, infelizmente, nesta ocasião não pudemos percorrer toda a distância que estava disponível”, concluiu o diretor de prova da F1.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
