O diretor de corrida da F1, Niels Wittich, lembrou todos os pilotos sobre a necessidade de dirigir de maneira segura durante os reinícios do safety car. Esta fala de Wittich devem ser direcionadas a Max Verstappen, depois que o atual campeão de F1 usou táticas semelhantes nas três corridas mais recentes para tentar ganhar vantagem sobre o carro que estava em primeiro.
Em Abu Dhabi, Verstappen colocou o carro ao lado do líder da corrida, Lewis Hamilton, e em um ponto, embora brevemente, até ultrapassou o piloto da Mercedes. Em 2022, no Bahrein, o holandês também colocou seu carro ao lado do líder Charles Leclerc na penúltima curva. E o fato aconteceu novamente na Arábia Saudita.
Nas notas atualizadas do GP deste fim de semana, Wittich destacou o artigo 55.14 do regulamento esportivo da F1, lembrando aos pilotos que eles não devem se aproximar de outro carro durante uma reinicialização ou pilotar de maneira “errática”, o que inclui frear ou acelerar bruscamente.
“Para evitar a probabilidade de acidentes antes que o carro de segurança retorne aos boxes, a partir do ponto em que as luzes do carro se apagam, os pilotos devem prosseguir em um ritmo que não envolva aceleração ou frenagem irregular nem qualquer manobra que pode pôr em perigo outros pilotos ou impedir o reinício”, explica o documento.
As notas do evento foram acompanhadas por um diagrama, mostrando o que é e o que não é aceitável. As duas primeiras fotos mostram o carro atrás desenhando ao lado do carro da frente, o que não é permitido.
Os diagramas finais explicam que os carros podem encostar na traseira do carro da frente desde que se mantenham ao lado. E devem deixe um espaço de segurança, se eles quiserem seguir diretamente atrás.
É apenas a última repressão do novo diretor de corrida Wittich, que também levantou preocupações sobre joias e roupas íntimas durante a reunião de pilotos de sexta-feira (08).
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
