O diretor de corrida da FIA, Michael Masi, afirmou que Nikita Mazepin não deve ser apontado como o ‘bad boy’ da F1 nesta temporada. No último domingo (26) na Rússia, Mazepin recebeu a bandeira branca e preta por comportamento antidesportivo por bloquear Yuki Tsunoda, da AlphaTauri.
O piloto russo já tem quatro punições em sua temporada de estreia com Haas, acumulando seis pontos em sua licença. Na Itália, depois de se envolver em vários incidentes com o companheiro de equipe, Mick Schumacher, Mazepin foi finalmente penalizado com uma penalidade de cinco segundos e ganhou um ponto por causar uma colisão.
Outra penalidade aplicada foi de cinco segundos e um ponto por ignorar a bandeira azul em Portugal. Um ponto também foi aplicado e uma punição de três posições no grid por impedir Lando Norris na Espanha, e depois uma penalidade de 10 segundos e três pontos por não respeitar as bandeiras amarelas na Áustria.
Quando questionado sobre se era uma preocupação que Mazepin tivesse recebido mais reprimendas e visto os comissários em mais ocasiões nesta temporada, Masi respondeu sobre o assunto. “Ele provavelmente teve algumas visitas de comissários, mas nada”.
“Acho que se você passou por isso e deu uma olhada em tudo, provavelmente há outros pilotos que estão lá ou mais, então eu não diria que há algo desagradável ou preocupante. Nós olhamos para isso, investigamos cada incidente por seus próprios méritos. Se vale a pena investigar, então os comissários dão uma olhada com base nas evidências que estão diante deles, então julgam se uma penalidade é ou não necessária”, disse Masi.
No entanto, Masi deixou claro que o incidente com Tsunoda é algo que a FIA desaprova. “Passando pela curva 12, foi apenas o movimento que ele encontrou tão tarde em Yuki, que estava ultrapassando com DRS. É uma das coisas que dissemos algumas vezes que vamos emitir bandeira branca e preta para isso. Isso é antidesportivo e não algo que vamos tolerar”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
