O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, explicou como Sergio Perez foi autorizado a largar o GP da Bélgica, apesar de ter batido na volta em direção ao grid de largada. Nas condições de chuva em Spa-Francorchamps, o piloto da Red Bull aquaplanou em um meio-fio, na curva Les Combes, e bateu em uma barreira de pneus, enterrando o pico do carro na barreira e quebrando a suspensão.
Nesse estágio, a Red Bull avisou por rádio que Pérez não participaria da corrida. Mas devido aos atrasos que ocorreram, e como a corrida não havia começado oficialmente apesar de duas voltas iniciais de formação atrás do safety car, a Red Bull mais tarde perguntou para Masi se Perez teria permissão para competir se o carro pudesse ser consertado a tempo.
O diretor da FIA inicialmente disse “não”, pois o carro havia voltado para a garagem da Red Bull com ajuda, mas depois que lhe foi dito que a corrida não havia começado oficialmente. Então, ele decidiu consultar os comissários sobre os assuntos.
Com o passar do tempo, Masi deu à luz verde para a Red Bull para Pérez participar. Porém, os esforços da equipe para deixar o carro pronto a tempo foram em vão, já que a corrida foi cancelada depois de mais duas voltas atrás do carro de segurança.
Após a prova, o diretor explicou como Pérez foi autorizado para correr novamente. Masi afirmou que, dada a variedade de elementos incomuns que ocorreram durante o evento, uma série de regras provavelmente serão revisadas no futuro. “Esse é um daqueles na lista peculiar de não previsto, mas aconteceu”.
“Todas as equipes estavam descobrindo as coisas sozinhas. Nós, novamente, tivemos circunstâncias em que não podíamos. Com alguns deles, dizemos que entre todos nós estamos testando todos os elementos do regulamento e vendo quais áreas podemos melhorar e desenvolver para cada evento”, disse Masi.
De acordo com o diretor da FIA, esse último GP foi cheio de novos aprendizados e que todos vão melhorar trabalhando juntos. “Aprendemos mais algumas coisas em Spa que vamos melhorar juntos como um coletivo, trabalhando com todas as 10 equipes”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
