De asfalto molhado a bandeira vermelha: o que marcou GP da Emília-Romanha da F1

O GP da Emília-Romanha da F1 neste domingo entregou um grande show. Ímola foi palco de uma corrida movimentada que contou com safety-car, bandeira vermelha e viu Max Verstappen vencer, com Lewis Hamilton na segunda colocação e Lando Norris voltando ao pódio – seu segundo na categoria.

Muitos pontos ao longo das 64 voltas foram importantes e essenciais para que a segunda etapa da temporada 2021 fosse uma etapa que, certamente, vai ficar na memória por muito tempo. Seja antes da largada ou já próximo da bandeira quadriculada, personagens e acontecimentos contribuíram para o fator emoção do dia.

A começar pela chuva antes mesmo das luzes verdes se apagarem. Com cerca de 1h antes da largada, a água marcou presença na região do circuito de Ímola e mudou todo o cenário para a prova. Com o asfalto molhado, as equipes precisariam pensar em estratégias e se adaptar a nova condição da prova.

Lewis Hamilton (Mercedes) GP da Emília-Romanha F1 2021 - Ímola
Foto: XPB Images

E o bolo veio antes mesmo da saída. Durante o warm-up, pilotos como Valtteri Bottas e Fernando Alonso acabaram rodando e escapando da pista, dando os primeiros indícios de que o GP tinha tudo para ser movimentado. Quem também sofreu foi Sebastian Vettel, que teve de largar dos boxes, pois a Aston Martin não conseguiu deixar o carro do tetra pronto antes da volta de apresentação.

Com as luzes apagadas, Verstappen praticamente decidiu a corrida ainda nos primeiros metros. O holandês, que alinhou no terceiro posto do grid, conseguiu fazer o ataque certeiro para ultrapassar não apenas o companheiro Sergio Pérez, mas também Hamilton. Ali, pulou para a primeira colocação e já começou a abrir vantagem. Nem mesmo o safety-car, bandeira vermelha e escapada antes da segunda relargada foram capazes de parar o piloto da Red Bull.

E o heptacampeão da Mercedes foi outro grande nome da corrida. O britânico sempre encontra um motivo para aparecer nas manchetes, até mesmo quando não vence. Na volta 32, com a pista começando a secar, acabou escapando e indo parar na brita. Quando tentou manobrar o carro, chegou a tocar rapidamente no muro, mas voltou de ré para o traçado e caiu para a nona colocação.

Sem problemas para Hamilton. O inglês logo tratou de fazer uma corrida de recuperação e aos poucos foi escalando o pelotão. No final, cruzou a linha de chegada na segunda colocação a 22s de Verstappen. Após a corrida, chegou a dizer que era o primeiro erro que cometia em muito tempo na categoria.

Fórmula 1 GP da Emília-Romanha Ímola Acidente George Russell Valtteri Bottas
Foto: Reprodução/Twitter

E se Lewis conseguiu salvar importantes pontos para a Mercedes nem Ímola, Valtteri Bottas não teve a mesma sorte. Instantes após o companheiro escapar da pista, o finlandês se envolveu em um forte acidente com George Russell. O piloto da Williams tentou ultrapassar o adversário, pisou na grama e levou os dois para fora.

O ocorrido irritou ambos, com cada um jogando a culpa no outro e Toto Wolff criticando a agressividade do inglês. O carro de segurança chegou a entrar na pista, mas foi necessária uma intervenção de bandeira vermelha para limpar os destroços. No final, após investigação, os comissários concluíram que tudo não passou de um lance de corrida.

Por fim, outro grande nome que se destacou no GP da Emília-Romanha foi Norris. Ainda no sábado, o competidor sofreu um grande revés na classificação quando fez o segundo melhor tempo, mas teve sua volta deletada após exceder os limites de pista. Isso o fez sair apenas na sétima posição do grid.

Mas o domingo viu um cenário diferente para o titular da McLaren. Norris fez corrida bastante agressiva, começou a ganhar terreno e no momento da relargada após interrupção, calçou pneus macios. Com isso, apareceu na segunda colocação, alcançando mais um pódio. Entretanto, logo foi alcançado por Hamilton e os dois travaram uma emocionante batalha.

Lando conseguiu segurar o heptacampeão por algumas boas voltas antes de ser ultrapassado. Mesmo assim, o jovem piloto terminou na terceira colocação, seu segundo pódio na F1, e ainda garantiu o título de piloto do dia por votação popular, com 32% dos votos.

A próxima etapa da temporada 2021 da F1 é o GP de Portugal, em Portimão, que acontece no dia 2 de maio.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.