O diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, forneceu algumas dicas sobre como a Mercedes encolheu seus sidepods para pequenas entradas verticais, que surpreenderam o paddock quando foram revelados na quinta-feira (10). Em entrevista para o canal de TV Sky Sports, ele explicou as inovações da equipe alemã.
Segundo Symonds, a Mercedes se voltou para a tecnologia de foguetes desenvolvida pela Reaction Engines, com sede na Grã-Bretanha, o que permitiu reduzir seus requisitos de refrigeração, permitindo que ela executasse entradas de sidepod muito menores que seus rivais. “Esta é uma abordagem muito nova”, afirmou ele.
“Gosto de ver interpretações inovadoras. Eu tenho que dizer que não é um que eu esperava ver. E ainda estou realmente impressionado com a forma como eles estão passando o ar para esfriar o carro, mas obviamente estão. E acho que isso fará com que seus rivais voltem ao livro de regras com seu lápis vermelho e vejam exatamente o que fizeram”, disse Symonds.
O diretor técnico, que liderou uma equipe de engenheiros para moldar os regulamentos de 2022, acreditava que seriam necessárias entradas maiores do que o normal. Ele está surpreso ao ver a Mercedes ir na direção oposta.
“Desenvolvemos a aerodinâmica deste conjunto de regulamentos, obviamente, analisamos muitas coisas, não apenas a produção de downforce, mas tivemos que analisar o resfriamento dos freios, o aquecimento dos pneus e, particularmente, o resfriamento do motor. Estávamos usando uma entrada maior do que essa (do W13) para obter o resfriamento. Acho que na Mercedes, eles têm alguns truques que os ajudam nesse aspecto”, explicou ele.
Symonds relacionou muito o desenvolvimento da Mercedes a parceria com empresa de foguetes Reaction Engines. “Acho que vem da Reaction Engines, as pessoas que estão fazendo esse tipo de motor de foguete que respira ar, e o tipo de spin-off disso foi essa tecnologia de trocador de calor realmente extremamente eficiente. E acho que isso é parte da razão pela qual eles conseguiram produzir o carro do jeito que fizeram”.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
