O chefe da McLaren, Andreas Seidl, afirmou que a F1 deve introduzir regras para atender à possibilidade de que as corridas tenham de ser canceladas. O GP da Bélgica foi encerrado depois de três voltas corrida, todas atrás do safety car. Apesar da falta de competições no domingo, meio ponto foi concedido aos 10 primeiros colocados.
Muitos pilotos criticaram a decisão de distribuir pontos para uma corrida que não aconteceu. Seidl afirmou que a F1 deve mudar suas regras para conceder pontos com base nos resultados de qualificação, se corridas futuras forem canceladas. “Se uma corrida não pode acontecer, precisamos ser claros também sobre isso. É um esporte ao ar livre, poderíamos ter, a rigor, um fim de semana inteiro que se esgota”.
“Vamos dizer que se uma corrida não pode acontecer, apenas para deixar claro no regulamento que você então conceda pelo menos alguns pontos com base nos resultados da qualificação, talvez meio pontos ou o que seja. Acho que isso precisa ser discutido em detalhes. Eu ficaria bem com isso”, disse o chefe da McLaren.
A decisão de mandar os carros para três voltas finais atrás do safety car em Spa levou a alegações de que isso só tinha sido feito para garantir que os pontos fossem atribuídos para a corrida. De acordo com Seidl, a atribuição de pontos para a qualificação evitaria a discussão na Bélgica. “Recompensar pontos pelo resultado da qualificação, se a corrida não acontecer é algo que eu poderia imaginar que poderia ser apresentado”.
“Do meu ponto de vista também seria justo, porque esse é o último ponto de um fim de semana em que havia uma competição justa entre todos os competidores. Por que não dar uma recompensa a eles por isso se uma corrida não pode acontecer?”, explicou Seidl.
O presidente da FIA, Jean Todt, confirmou que as regras da F1 serão examinadas de perto após os eventos em Spa. Outras áreas de confusão e contenção surgiram, como por que a corrida foi considerada como tendo durado as duas voltas necessárias para quaisquer pontos serem atribuídos quando a classificação oficial foi feita com base em uma única volta.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
