O chefe da Alfa Romeo, Frédéric Vasseur, criticou a FIA por sua recente onda de diretrizes técnicas. Ele considera que as novas normas não são a maneira certa de administrar a F1. As equipes lamentaram o excesso de regulamentação da F1. Esses documentos são projetados para fechar ou reduzir lacunas nas regras.
As diretrizes técnicas mais proeminentes estão relacionadas a asa traseira flexível em torno da Red Bull, enquanto a asa dianteira da Mercedes ainda pode ser revista. E após a explosão de pneus em Baku envolvendo Max Verstappen e Lance Stroll, uma nova diretriz de 18 páginas foi emitida para controlar as pressões dos pneus.
Mais recentemente, durante o fim de semana do Grande Prêmio da Estíria, o desânimo foi para todos, principalmente da Red Bull, com uma nova diretriz que rege a segurança nos pits stops. De acordo com Vasseur, o último impacta particularmente uma equipe como a Alfa Romeo devido às restrições atuais da Covid-19 em vigor.
“Gerenciar a F1 por diretrizes técnicas ao longo da temporada, acho que não é a maneira certa de fazer isso. Temos todo o período de inverno para preparar as coisas. Os pits stops não mudaram em comparação com o ano passado, e se eles precisarem mudar alguma coisa, isso poderia ter sido feito no passado”, disse Vasseur.
O chefe da Alfa Romeo afirmou que não tem certeza se essas mudanças são benéficas para a segurança. “Agora estamos mudando rapidamente por razões de segurança, mas teremos que mudar algumas coisas entre Silverstone e Budapeste. Não tenho certeza se é um bom passo para a segurança. No nosso caso, não poderemos voltar para a fábrica entre Silverstone e Budapeste com a quarentena na Suíça”.
Vasseur criticou a federação afirmando que hoje há mais diretriz do que comunicados para a imprensa na FIA. “Eu acho que não é a maneira certa de fazer isso, que agora temos mais diretriz técnicas do que comunicados de imprensa na manhã de segunda-feira”.
“Todas as segundas-feiras, temos uma lista de diretriz técnicas. É a nova maneira de governar a F1, e não é a maneira certa. O próximo tópico será a deflexão da asa dianteira. Temos que falar sobre isso”, concluiu o chefe de equipe.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
