Brawn pede que fãs tenham a mente aberta para o novo formato da qualificação de sábado

O chefe de automobilismo da Fórmula 1, Ross Brawn, pediu aos fãs que mantenham a mente aberta sobre as novas corridas ‘Sprint’ que serão apresentadas no próximo mês.

A primeira corrida de Sprint será realizada no GP da Inglaterra, no mês que vem.  A corrida de 100 quilômetros será realizada no sábado, concede três pontos ao vencedor e decide o grid de largada para a corrida principal no domingo.

O formato é um afastamento significativo da estrutura usual de fim de semana de corrida da F1 e gerou uma resposta mista dos fãs. Alguns questionaram a necessidade de mudar o formato do fim de semana de corrida antes de 2022, quando novos regulamentos técnicos abrangentes serão introduzidos com o objetivo de melhorar a qualidade das corridas. Vários pilotos também lançaram dúvidas sobre a necessidade de um novo formato.

Brawn afirmou que o formato visa atrair novos fãs para o esporte e espera que os telespectadores mantenham a mente aberta sobre a inovação. “Tradicionalistas, eu entendo. Eu simpatizo com essa visão e entendo essa visão. Eles gostam do formato de um fim de semana de GP e gostam de ver a classificação levando ao grid. Gostaria apenas de pedir-lhes que mantenham a mente aberta”.

A Fórmula 1 usará o novo formato de Sprint em três rodadas neste ano, a fim de decidir se deve ser usado mais amplamente em 2022. “Nunca forçaremos isso se claramente não for um sucesso. Não há incentivo em fazer isso se o público não se envolver. Se não vemos um forte envolvimento dos fãs e não vemos os benefícios, não há razão para forçarmos isso”.

A introdução limitada do novo formato significa que algumas rodadas do calendário deste ano concederão mais pontos do que outras. Brawn afirmou que a F1 aprendeu com as experiências anteriores de tentar introduzir mudanças ao longo de uma temporada inteira.

Como era o caso há cinco anos, quando um novo formato de ‘qualificação para eliminação’ foi abandonado às pressas. “Uma das coisas boas sobre o que está acontecendo é que são três corridas, não é a temporada. No passado, a F1 sempre lutou com o fato de que, quando é feito um ajuste, é feito teoricamente para a temporada”.

“Todos nós nos lembramos do fiasco da qualificação há alguns anos, que felizmente foi corrigido no meio da temporada. Acho que foi um que todos previram que seria uma luta e acabou sendo”, disse Brawn.

O diretor também deixou que se o formato não for um sucesso, a tentativa será abandonada. “Portanto, estes são três eventos em que iríamos testar este formato e se não for um sucesso, se não obtivermos a resposta que esperamos. Então vamos levantar as nossas mãos e, então, continuaremos do jeito que estamos e veremos outras iniciativas”.

“Mas eu apenas pediria aos tradicionalistas para esperar e ver se eles gostaram e, com sorte, eles irão. Acho que, por ser uma adição ao fim de semana, atraímos os fãs em um sábado e eles se envolvem conosco e seguem em frente em um domingo, isso será um sucesso”, concluiu Brawn.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.