Brawn fala sobre os planos para os eventos sprint da F1 em 2022

A F1 revelou uma demanda grande dos promotores para organizar um evento sprint em 2022 após seu teste neste ano. O diretor Ross Brawn afirmou que 100% de todos os promotores perguntaram se podem hospedar um sprint, acreditando que não há desvantagens para a ação adicional na pista ao longo de um fim de semana de três dias.

A Fórmula 1 testou nesta temporada as corridas de um terço de distância em Silverstone e Monza, com críticas mistas das equipes e dos pilotos. O terceiro evento sprint vai acontecer no GP de São Paulo, em Interlagos, e, sendo um sucesso ou não, a F1 continuará com seus planos de realizar o sprint em seis das 23 corridas recordes em 2022.

No momento, o segundo treino de sexta-feira é substituído por uma sessão de qualificação que define o grid para o sprint de sábado. Por sua vez, o resultado da corrida define o grid para o GP de domingo. Nenhum plano definitivo sobre o formato para o próximo ano será determinado até depois da corrida aqui no Brasil.

“Em princípio, concordamos com as equipes que vamos pensar em seis eventos para o próximo ano. Todo promotor quer ter um sprint. 100% querem, e você pode entender por quê. Não há nenhuma desvantagem para um promotor em que eles têm a adição de sexta-feira, então sexta-feira agora se torna um dia adequado com corridas”, disse Brawn.

Algumas sugestões recentes de que a F1 poderia realizar corridas de curta distância em sete ou oito GPs no próximo ano. Mas, foi determinado que, com os novos carros em mente, é melhor ser mais conservador nesta fase e depois revisar no final do ano.

“Nossa visão é que devemos dar alguns passos progressivos para o próximo ano, mas não passos radicais. Isso é em parte porque temos um carro novo chegando e todos precisam se acomodar. Precisamos ver o impacto do carro”, disse Brawn.

De acordo com Ross Brawn, a F1 está sendo conservadores e evolucionários para 2022. “Estamos sendo relativamente conservadores e evolucionários em 2022, mas estamos otimistas sobre o conceito e muito satisfeitos com a F1 por ter sido corajosa o suficiente para tentar um conceito alternativo em três corridas para ver como funcionará”.

Uma das principais áreas de preocupação para o evento sprint é a recompensa atual para os pilotos, em que apenas os três primeiros recebem pontos. O diretor revelou que estuda novas possibilidades com as equipes. “Estamos discutindo com as equipes como os sábados podem ser um pouco mais desafiadores, um pouco mais envolventes”.

“Estou muito otimista de que os novos carros vão ajudar por causa de sua capacidade de competir entre si. E o que está em discussão é como podemos tornar as recompensas por um sábado maiores, então há muito mais incentivo para correr em um sábado em termos de pontos”, concluiu Brawn.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.