Algumas semanas atrás, a Liberty Media teve a ideia de um novo formato de qualificação, no qual uma corrida Sprint no sábado, determinaria a posição de largada do GP no domingo. A posição inicial para a corrida Sprint seria a ordem inversa da classificação do campeonato. No final, a Mercedes foi a única equipe que votou contra.
Não é de surpreender que a Mercedes e seus pilotos não sejam grandes fãs dessa idéia. Muito provavelmente, eles teriam que começar a corrida Sprint no sábado, largando da última fila no grid. Valtteri Bottas, portanto, vê isso como uma desvantagem injusta.
“Às vezes seria um pouco injusto, porque em algumas pistas sabemos que é muito difícil ultrapassar. Adoro corridas justas e o melhor homem pode vencer. Estou feliz com o formato atual”, disse o finlandês conversando no Instagram da F1.
Por ser mais difícil ultrapassar em alguns circuitos, Bottas disse que pode haver uma situação em que as equipes deliberadamente se saiam mal, a fim de obter uma melhor posição inicial para o próximo Grande Prêmio. Comparável ao que às vezes acontece no WRC, onde as equipes deliberadamente se retêm num dia para ganhar uma posição inicial vantajosa no dia seguinte.
Apesar de o plano ter sido bloqueado pela Mercedes para 2020, Ross Brawn já indicou que ainda não desistiu dessa ideia. Assim, para 2021, o conceito de grid invertido estará de volta à mesa de discussões.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: GAME F1 2020 – Volta rápida de McLaren em Barcelona
