A Williams está há alguns anos no final do grid da Fórmula 1. Após um bom período no início da era híbrida, poderia ser dito que essa é uma queda temporária, mas, de acordo com Rubens Barrichello, essa espiral descendente começou mais cedo e foi causada por pilotos pagantes.
Barrichello, que terminou sua carreira na Fórmula 1 na Williams no final de 2011, disse no podcast do Rusty’s Garage, que a inclusão de pilotos pagantes não foi capaz de ajudar a equipe em tempos difíceis. Segundo ele, uma equipe sempre precisa de um piloto experiente para resolver problemas.
“Infelizmente, muitas vezes se tratou de dinheiro nos últimos dez anos. Em vez de pagar um piloto, eles acharam uma boa ideia receber dinheiro dos pilotos e sobreviver. Mas se você vê onde está a equipe agora, sabe que decisões erradas foram tomadas naquela época”.
O melhor exemplo disso foi a temporada de 2018, quando a Williams, com Lance Stroll e Sergei Sirotkin, empregou dois pilotos inexperientes e pagantes. Em 2012, no ano seguinte à saída de Barrichello, a Williams também competiu com dois ‘pagantes’: Pastor Maldonado e Bruno Senna.
Maldonado chegou a vencer um GP naquela temporada, em um carro que, segundo Barrichello, foi amplamente desenvolvido por ele. Rubinho disse que ele e a equipe sacrificaram a temporada anterior para isso. “Foi difícil não estar naquele carro, principalmente quando venceram em Barcelona”, acrescentou.
Receba as notícias da F1Mania.net pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KfnRVB3rgC9KteRiZxfSRY
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter – https://twitter.com/sitef1mania
Facebook – https://www.facebook.com/sitef1mania
Instagram – https://instagram.com/sitef1mania
Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1
Está no ar o Episódio #8 do Podcast F1Mania.net Mundo Afora – Entrevista com Sérgio Sette Câmara, alterações na pontuação de superlicença e novo calendário do Mundial de Endurance. A análise é dos jornalistas especializados em esporte a motor Alexander Grünwald, Felipe Giacomelli e Leonardo Marson. Ouça:
Spotify – http://f1mania.vc/auV
Google Play Music – http://f1mania.vc/auU
Deezer – http://f1mania.vc/auX
iTunes – http://f1mania.vc/aRy
Confira o destaque do canal da F1MANIA no YouTube: F1Mania.net visita homenagens a Ayrton Senna em Ímola
