A Fórmula 1 ajustou seus regulamentos antes do começo da temporada 2022 em relação a uma cláusula que causou polêmica no final do ano passado, em Abu Dhabi.
Os regulamentos esportivos da F1 já foram revistos durante a entressafra, incluindo um processo atualizado do Safety Car, mudanças no sistema de pontos para as Corridas de Qualificação e alterações no dia de mídia devido à nova estrutura do fim de semana.
Nesta terça-feira (15), uma pequena mudança foi implementada para esclarecer as dúvidas sobre a liberação dos carros atrás do Safety Car.
A palavra ‘qualquer’ foi substituída por ‘todos’ no Artigo 55.13, que faz referência aos pilotos que podem ultrapassar o Safety Car quando recebem autorização.
Na polêmica final de Abu Dhabi no ano passado, o ex-diretor de corrida, Michael Masi, permitiu que apenas cinco dos oito carros – aqueles entre os líderes Lewis Hamilton e Max Verstappen – ultrapassassem o Safety Car antes da relargada.
A situação causou muita discussão, com vários pilotos questionando a decisão, enquanto durante o protesto pós-corrida da Mercedes e Red Bull argumentou que ‘qualquer’ não significa ‘todos’.
Isso agora foi esclarecido na quinta edição do regulamento esportivo de 2022 publicado na terça-feira.
O artigo 55.13 agora diz: “Se o diretor de corrida considerar seguro fazê-lo, e a mensagem ‘CARROS ATRÁS PODEM AGORA ULTRAPASSAR’ foi enviada a todos os competidores usando o sistema de mensagem oficial, todos os carros que foram superados pelo líder serão obrigados a passar os carros e o safety car.”
Em outro pequeno ajuste, o sistema de pontos para corrida entre 50 e 75 por cento de distância sofreu uma mudança.
Um piloto que terminar em quarto receberá agora 10 pontos, em vez de nove, enquanto um piloto classificado em sétima receberá quatro pontos em vez de cinco.
Alguns artigos extras, 60.4 e 60.5, também foram adicionados ao regulamento, descrevendo que após a corrida os pilotos “devem permanecer totalmente vestidos até serem pesados”, que inclui capacete e luvas.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
