Aston Martin orgulhosa de ganhar vantagem sobre rivais com nova asa traseira

A Aston Martin instalou uma nova asa traseira no último GP antes das férias de verão, na Hungria, além de outras atualizações aerodinâmicas. A atualização possui um design muito diferente do que os outros usados pelas equipes de F1 nesta temporada. Sobre isso, o chefe da equipe, Mike Krack, diz que é um projeto inovador e que vai provar sua capacidade de ganhar uma vantagem sobre os rivais.

O design da atualização apresentava um conjunto de placa final da asa dianteira (parte lateral da asa) esculpido de forma que parecia uma das especificações usadas no ano passado, ainda com a geração antiga de carros. Mas a que mais chamou atenção foi a asa dianteira, que acabou gerando controvérsias por alguns acreditarem que ela não seguia os padrões dos novos regulamentos aerodinâmicos introduzidos em 2022.

Apesar das críticas, o chefe da Aston Martin não poupou elogios à sua equipe e destacou a criatividade de engenharia. “A nova asa traseira que trouxemos para o GP da Hungria, destacou nossa capacidade de inovar e ganhar uma vantagem sobre os rivais, apresentando ideias que nossos competidores não têm”, disse ele.

“Muitas pessoas pensam que é fácil projetar uma nova asa, construí-la e colocá-la no carro.

“Mas se você olhar para a asa ou qualquer uma das atualizações que trazemos para o carro, a maneira como eles são projetados, otimizados e produzidos, é uma forma de arte.

“Além disso, você não pode construir apenas um deles, precisa construir três ou quatro da mesma especificação para ter o suficiente para ambos os carros e peças de reposição.”

Mais cedo no ano, a Aston Martin tinha introduzido uma atualização em seu design, especialmente nos sidepods, que chamou muita atenção por se parecer muito com os da Red Bull. A atualização acabou gerando diversas piadas e memes na internet, e certamente não funcionou como o esperado pela equipe britânica, que não teve uma melhora de desempenho tão expressiva.

Um pouco além do pitlane, o diretor esportivo da Alpine, Alan Permane, ficou de olho nas inovações da Aston e garantiu que os engenheiros rivais trabalhassem duro para copiar novo design do AMR22. “Eu prometo a você que há mais nove outras equipes executando isso no simulador no momento e, se for mais rápido, você verá mais nove deles, imagino”, disse Permane. “Não consigo ver por que isso não aconteceria se for completamente legal. Entendo seu ponto de vista sobre a intenção dos regulamentos, mas só queremos ser rápidos e confiáveis, então isso é realmente para a FIA e F1 funcionarem.

“Se eles contornaram a intenção, e duvido que haja algo que possa ser feito sobre isso este ano, possivelmente para o próximo ano, mas tenho certeza de que se for mais rápido, em breve você verá mais deles.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.