Fernando Alonso acredita que o colega na McLaren, Stoffel Vandoorne, está mais perto do seu nível do que alguns de seus ex-companheiros de Fórmula 1, incluindo Kimi Raikkonen.
Apesar da afirmação, Vandoorne não tem conseguido bater o espanhol nas qualificações e se classificou como o mais lento para o GP da Alemanha. A McLaren afirma que, dados mostram que o carro do belga está sofrendo uma perda de downforce, em comparação ao de Alonso, mas ainda não encontrou a causa do problema.
“Se você vê os companheiros de equipe anteriores, eles ficaram muito mais (atrás) do que Stoffel. Em 2014, foram seis ou sete décimos para Kimi em todas as corridas. É menos que isso agora”, disse Alonso.
“Ele chegou (na F1) em um carro difícil, com algumas dificuldades no ano passado e neste ano também. Mas ele está bem, e será muito próximo em desempenho, assim que o carro estiver apresentando ritmo normal.
“Não há nada para dizer a ele. E por sua reputação, você só precisa esperar e ver os resultados antes de Silverstone, ou no ano passado, em termos de qualificação. ”
O déficit médio de Vandoorne para Alonso, este ano, é de 0,3 segundos, embora nos últimos dois finais de semana tenha sido de 0,8s. Alonso superou Raikkonen na qualificação em 16 oportunidades, das 19 etapas de 2014, quando eles estavam emparelhados na Ferrari, com a diferença média entre os pilotos de meio segundo.
Antes da corrida deste domingo, o espanhol brincou que Vandoorne “sempre estará um pouco atrasado”, dizendo: “é difícil me derrotar!” Entretanto, o espanhol apostou errado nos pneus intermediários para a chuva, e caiu atrás do belga no final da corrida.
Vandoorne completou em 13°, enquanto Alonso foi o último dos que restaram em pista, em 16°.
