O piloto Fernando Alonso afirmou que é fã da recente mudança no design de circuitos da F1 que ele acredita ter provado um benefício para as corridas. Nos últimos anos, as pistas que se juntaram ao calendário foram construídas com curvas com curvatura negativa para melhor testar o piloto e a aderência mecânica dos carros, embora tornando mais difícil para os carros seguirem.
No GP da Holanda, em Zandvoort, o circuito apresentou curvas acentuadas que provaram ser um sucesso para todos os pilotos. O GP de Abu Dhabi deste ano também irá incorporar uma virada positiva.
Quando questionado se era fã de curvas iguais a de Zandvoort, Alonso afirmou que sim e explicou seu ponto de vista. “Sim, com certeza. Ajuda a natureza das corridas, ajuda a acelerar as curvas e ajuda a gerir os pneus e a aerodinâmica”.
“Tudo a que não estamos habituados porque, nos últimos anos, construímos circuitos com curvas invertidas que era o contrário. Agora estamos todos felizes com as curvas inclinadas e é ainda mais triste termos construído tantas pistas com curvatura desajustada”, disse Alonso.
O piloto espanhol tem mais experiência do que a maioria do grid de F1 com curvatura positiva, dado sua recente participação nas 500 milhas de Indianápolis. A inclinação de Zandvoort entre 18 e 19 graus era mais do dobro de Indianápolis. Alonso comentou sobre as diferenças entre os circuitos.
“O movimento na Indy é muito menor e a velocidade é muito maior, o nível de downforce é muito diferente e na Indy você anda muito baixo. Em Zandvoort, estávamos todos do lado de fora porque havia diferentes etapas”, explicou o piloto da Alpine.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
