Equipes devem decidir pneus que usarão na Austrália até dia 17 deste mês

As equipes da Fórmula 1 só tem até 17 de dezembro para decidirem quais pneus irão usar no GP da Austrália de 2016, já que as novas regras forçaram um prazo menor.

Embora a corrida em 20 de março em Melbourne esteja mais de três meses de distância, as novas regras de pneus que recentemente entraram em vigor para 2016, obrigam as equipes a fazerem sua própria escolha de compostos.

As equipes terão três compostos secos disponíveis, que o site da revista britânica ‘Autosport’ acha que para a Austrália serão o médio, macio e supermacio. Este último não tinha sido utilizado antes em Albert Park.

Dos três, cada piloto pode escolher dois que usará durante o fim de semana, mas as equipes devem fazer essa seleção com muita antecedência.

O Artigo 24.2 dos regulamentos esportivos afirma: “Os competidores devem informar à FIA, não menos que 8 semanas antes do início de cada evento realizado na Europa e 14 semanas para fora da Europa, que especificações do pneus de tempo seco que desejam usar para cada um de seus pilotos no evento”.

Para a Austrália, as equipes serão notificadas pela FIA em 10 de dezembro quais pneus estão disponíveis, e elas terão até a próxima quinta-feira para determinar a sua seleção, que será, então, revelada duas semanas antes da corrida.

Explicando a linha do tempo, o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery disse à ‘Autosport’: “É essencialmente devido ao transporte, e tendo em mente que cada equipe pode ser diferente, a complexidade pode ser muito, muito maior. Esse é o problema”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.