O campeão da GP2, Stoffel Vandoorne, cravou a volta mais rápida pela McLaren durante as 12 horas de testes de pneus da Pirelli no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi, para encerrar as atividades de pista da Fórmula 1 de 2015.
Vandoorne completou 99 voltas, a melhor delas em 1:44.103, assim terminou três décimos mais rápido do que a Ferrari de Kimi Raikkonen, bem como da Sauber de Marcus Ericsson, terceiro colocado.
Todas as 11 equipes estiveram presentes, com algumas equipes decidindo dividir as tarefas entre dois pilotos.
Depois de algumas voltas com os pneus supermacios e macios para confirmar os ajustes dos carros, a Pirelli introduziu vários protótipos de pneus, incluindo variações do novo composto ultramacio, bem como novas construções de pneus.
Os pneus não foram marcados e as equipes não sabiam quais compostos estavam usando.
“Nós tivemos uma chance quando diz respeito a testar pneus para a próxima temporada, e podemos ficar satisfeitos com o que alcançamos neste teste, mesmo se ainda tendo que analisar completamente os dados”, disse o chefe da Pirelli, Paul Hembery.
“Nós testamos algumas versões diferentes do novo ultramacio para 2016, que foi um dos objetivos desta sessão. O objetivo do ultramacio para 2016 é introduzir um composto mais macio do que o supermacio e, principalmente, desenhado como a escolha agressiva para os circuitos de rua: com melhor desempenho do que a última versão do supermacio e com degradação mais rápida, para permitir que as equipes tem uma opção mais agressiva de abordagem à estratégia da corrida”.
“Se isto produzirá mais pit-stops, ou qualquer diferença nas estratégias, é muito cedo para dizer ainda. Nós analisaremos completamente nossos dados e a telemetria das equipes para obter uma base”.
“Mas parece que estamos indo na direção certa: o ultramacio é esperado para oferecer mais possibilidades”.
O próximo teste de pneus será realizado em Paul Ricard entre 25 e 26 de janeiro, focando no piso molhado.
