Sebastian Vettel admitiu que um erro de julgamento ao invés de um problema técnico causou sua saída prematura do treino classificatório em Abu Dhabi. Vettel inicialmente tentou passar para o Q1 com os pneus macios, mas com os tempos de volta apertados, mudou para os pneus supermacios.
Vettel abortou sua última tentativa, no entanto, e ficou a 16 milésimos do tempo de corte para o Q2 em 16º, pensando que seu esforço anterior era rápido o suficiente.
O companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, enquanto isto, progrediu da fase de abertura com os macios, e terminou o classificatório como o terceiro mais rápido.
“Sem problemas com o carro”, explicou Vettel aos repórteres. “Nós pensamos que seria o suficiente para chegar ao Q2 com nossa volta nos macios”.
“No final não importa. Como uma equipe não tomamos a decisão certa hoje, e isto tem uma grande consequência. Nós podemos passar muito tempo falando sobre isto, mas eu acho que sabemos, e temos que seguir em frente”.
Olhando para a corrida, Vettel espera repetir seu desempenho de 2012 em Yas Marina, quando impressionou largando do pit-lane para terminar no pódio depois de uma punição depois do treino classificatório.
“Não estou tão longe desta vez, então talvez isto ajude!”, comentou Vettel. “Esta é uma longa corrida. Veremos o que acontece com a estratégia e tudo mais. Deve ser divertido”.
