O treino classificatório para o GP dos Estados Unidos foi adiado para a manhã deste domingo, depois de as condições terem piorado depois do treino livre deste sábado no Circuito das Américas.
O circuito foi atingido por uma forte chuva e fortes ventos desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira, com Austin e as áreas próximas sentindo os efeitos do Furacão Patricia, que recentemente chegou à costa oeste do México.
A sexta-feira viu seu primeiro treino livre ser realizado depois de muita persistência, com condições molhadas, antes do segundo treino ser cancelado devido ao grande risco de raios, que impediram o helicóptero médico de decolar.
Como previsto, as condições meteorológicas ficaram piores durante a noite, com a chuva e a velocidade dos ventos intensificando-se, colocando sérias dúvidas se haveria ou não terceiro treino livre e o treino classificatório.
Uma fase relativamente estável permitiu que os pilotos conseguissem dar algumas voltas no terceiro treino, mas as condições ficaram piores depois da sessão.
O diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, inicialmente atrasou a sessão classificatória da Fórmula 1 em 30 minutos, mas depois de vários atrasos, a decisão de adiá-la para o domingo de manhã foi tomada.
Os pilotos agora terão um domingo bem cheio, com o treino classificatório acontecendo às 9h locais (12h, horário brasileiro de verão, GMT -2), antes da prova de 56 voltas às 14h locais (17h), com as condições meteorológicas previstas muito melhores do que as vistas hoje.
A última vez que um treino classificatório foi realizado num domingo foi o GP da Austrália de 2013, também devido à fortes chuvas.
