FIA: equipes-cliente deverão receber o mesmo motor que as equipes de fábrica

A FIA definiu em regulamento que os clientes de unidade de potência usado durante entre as temporadas 2016 e 2020 devem ter a mesma especificação que a principal equipe.

A Red Bull, frustrada com o sofrimento da Renault por confiabilidade e performance, tem sido forçada a assegurar um contrato alternativo de motor para a temporada de 2016.

No GP da Rússia, foi sugerido que a Ferrari poderia fornecer motores com as especificações de 2015, mas somente uma das equipes entre Red Bull e Toro Rosso, devido à demanda envolvida.

No entanto, num regulamento publicado pela FIA, torna claro que as montadoras precisa fornecer motores idênticos para seus clientes até o final do último ciclo.

“Apenas unidades de potências que são idênticas à unidade de potência que foi homologada pela FIA em acordo com o Apêndice 4 destes regulamentos podem ser usados durante as temporadas de 2016 à 2020”, explicou o Artigo 23.5 dos Regulamentos Esportivos da Fórmula 1 de 2016.

Apesar desta mudança descartar a Red Bull, ou qualquer outra equipe, usando motores com um ano de defasagem, ainda é possível que os regulamentos mudem novamente, caso todas as equipes concordem unanimemente.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.