Os carros da Fórmula 1 terão seus escapamentos modificados – numa tentativa de aumentar os níveis de som – a partir da temporada de 2016, como parte de uma série de mudanças destacadas pela FIA.
A mudança do design, que é discutida há algum tempo, foi confirmada depois das últimas reuniões do Conselho Mundial em Paris nesta quarta-feira.
“Para 2016, todos os carros devem ter um exaustor separado pelo qual apenas gases da válvula de descarga devem passar”, lê-se num comunicado distribuído pela FIA.
“Esta medida foi tomada para aumentar o barulho dos carros e não terá qualquer efeito significante na potência ou emissões”.
Há também planos para impor o respeito dos limites de pista.
“O regulamento esportivo em relação aos limites de pista foi esclarecido e especifica que os pilotos ‘devem fazer todos os esforços possíveis para usar o circuito a todo tempo e não podem deliberadamente deixar o traçado sem um motivo justo’”, continuou o comunicado da FIA.
“As penalidades serão dadas baseadas se for julgado que um piloto ganhou uma vantagem”.
Outras mudanças de regulamento destacadas pela FIA:
– Os carros devem agora estar dentro dos requerimentos de equipamentos de segurança e cockpit durante os testes; tais como posição da cabeça dos pilotos, todos os descansos de cabeça e demais itens.
– O Conselho Mundial aprovou a proposta da Comissão da Fórmula 1 em relação ao regulamento de troca de unidades de potência e caixas de câmbio. Tais penalidades antes do treino classificatório serão aplicadas baseadas no tempo de uso. Para trocas feitas depois do classificatório, a preferência será dada ao piloto que a equipe confirmar primeiro que a troca ocorrerá.
– Qualquer piloto que causar um aborto na largada, mesmo se ele/ela conseguir sair para a volta de apresentação extra, será requerido que largue do pit-lane. O mesmo processo será aplicado para a relargada de uma corrida suspensa onde os pilotos forem levados ao pit-lane.
