Quarta colocada em 2014, Ferrari foi quem recebeu a maior bolada da FOM

A revista britânica ‘Autosport’ teve acesso aos pagamentos da FOM às equipes de Fórmula 1, ficando a perceber-se o que já era previsível: A Ferrari é a equipe que mais recebe. No final de cada temporada, a Formula One Management calcula os ganhos de cada uma das equipes em três vertentes distintas, os pagamentos pela participação na categoria, a distribuição de ganhos oriundos das transmissões televisivas e outros, como por exemplo a publicidade.

A FOM distribuiu 65% dos ganhos da F1, sendo que 50% são baseados na posição das equipes no campeonato de Construtores, outros 15% são divididos entre a Ferrari, Red Bull, Mercedes, McLaren e Williams, como um ‘prêmio’. Este ‘prêmio’ é acordado entre as equipes e a FOM de forma bilateral, ou seja, cada equipe negocia o seu valor.

Portanto em 2014 a Ferrari recebeu 67 milhões de dólares, pelo quarto lugar nos Construtores, 25 milhões menos do que a Mercedes. Contudo, a equipe italiana recebeu mais 97 milhões de dólares em forma de prêmio, com o total a Ferrari ascendendo aos 164 milhões de dólares. A Red Bull, que terminou no segundo lugar do campeonato de construtores recebeu 156 milhões de dólares sendo que a campeão Mercedes recebeu ‘apenas’ 126 milhões. A McLaren, que somou apenas dois pódios, terminando em quinto lugar nos construtores recebeu 98 milhões e em contraste, a Williams, que foi terceira no campeonato, obteve nove pódios, recebeu 83 milhões. A Force India terminou 26 pontos atrás da McLaren, recebeu apenas 38 milhões de dólares.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.