Banco mal moldado causou a lesão de Valtteri Bottas

Os problemas na zona inferior das costas de Valtteri Bottas, que levaram o finlandês da Williams a não participar do GP da Austrália, foi causado por um banco mal moldado.

A moldagem do banco de um Fórmula 1 é um processo simples, mas que exige rigor. O piloto fica sentado num saco cheio de um granulado de poliestireno, até que o material se molde na perfeição ao seu corpo. Segue-se depois o processo de endurecimento do molde.

Qualquer irregularidade ou imperfeição pode causar, pelas violentas forças a que os pilotos se sujeitam, dores ou lesões nas costas. Foi o que aconteceu com o piloto da Williams.

A revelação foi feita por Mika Hakkinen, um dos responsáveis pela carreira de Bottas. “Não é fácil moldar um banco em que nos sintamos totalmente à vontade”, explicou o finlandês ao jornal finlandês ‘Ilta-Sanomat’.

Bottas tem seguido um programa muito especifico com o preparador físico e um fisioterapeuta e terá de se sujeitar a novos testes. Só assim terá autorização para correr em Sepang.

Entre os testes, que Fernando Alonso será também sujeito, encontra-se um exercício de sair do carro e dobrar os joelhos ao peito no interior do carro dentro de um tempo mínimo.

Se falhar os testes e não tiver autorização para correr no GP da Malásia, o finlandês deverá ser substituído pelo piloto de testes da Mercedes, Pascal Wehrlein.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.