Luca di Montezemolo anuncia a sua saída da presidência da Ferrari

Luca di Montezemolo vai sair da Ferrari depois de 23 anos na liderança da equipe italiana. Após alguns dias de intensa especulação, em comunicado remetido aos jornalistas, Montezemolo diz “o fim de uma era, e isto abrirá uma nova e diferente fase. A Ferrari é a empresa mais maravilhosa do mundo e tem sido um grande privilégio e uma honra ter sido o seu líder.”

Contas feitas, Luca di Montezemolo teve o seu último banho de multidão como presidente da Ferrari durante este GP da Itália, e abandona agora o posto que ocupa desde o final de 1991. A decisão foi comunicada pelo próprio ainda antes da reunião do Conselho de Administração da marca italiana. As movimentações para afastar definitivamente Montezemolo começaram há meses, imediatamente depois de Stefano Domenicali ter abandonado a equipe italiana.

Do ponto de vista comercial, tanto a Fiat como Piero Ferrari só podem estar satisfeitos com os resultados alcançados pela Ferrari, pois a marca italiana continua batendo recordes de vendas e isso mesmo será muito salientado pela Ferrari no final da reunião de amanhã. Mas é a influência permanente de Montezemolo na gestão diária da equipe Ferrari que tem jogado contra o italiano, sendo agora considerado o principal culpado pela ausência de títulos desde que Kimi Raikkonen venceu o Mundial de 2007.

Enquanto Jean Todt e Ross Brawn estiveram na Ferrari, os dois trabalharam muito bem em conjunto para manter Montezemolo fora da gestão quotidiana da equipe italiana, mas quando ambos abandonaram a equipe, o presidente da Ferrari impôs a promoção de homens da sua confiança, como Stefano Domenicali, funcionários com boas carreiras mas sem temperamento para lhe fazer frente e mantê-lo afastado do departamento de competição.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.