As notícias que chegam do Japão não são particularmente animadoras para a Honda, pois o motor japonês não parece estar evoluindo ao ritmo esperado e será complicado que os japoneses recuperam da desvantagem em que se encontram em apenas seis meses.
Segundo informações recolhidas por colegas japoneses, a Honda está longe de conseguir o mesmo tipo de performances da Mercedes e tem encontrado problemas de confiabilidade nos testes que está efetuando nos bancos de testes.
A principal dificuldade vem do V6 turbo, pois a nível de eletrônica a McLaren está colaborando ativamente com a Honda, mas a marca japonesa parece necessitar urgentemente evoluir o seu protótipo de motor para poder chegar ao início do próximo ano num patamar minimamente aceitável.
Oficialmente a Honda não comenta estas informações, mas são cada vez mais os indícios de que o início do seu retorno à F1 poderá ser muito mais difícil do que muitos esperam, a menos que nos próximos meses os japoneses encontrem mesmo “o caminho das pedras”.