André Lotterer chegou de surpresa à Caterham para o GP da Bélgica no lugar de Kamui Kobayashi. A equipe explicou que o japonês continua após a etapa de Spa, e até negociou com outro piloto, embora tenha pegado de surpresa o mundo da Fórmula 1.
Mesmo sendo conhecidas as mudanças na estrutura e a difícil missão de conquistar pontos ainda este ano, a verdade é que o alemão tem pouca experiência de F1 apesar de ter um vasto currículo em outras fórmulas e no Endurance.
Segundo o jornalista Joe Saward, a Caterham chegou a negociar durante algum tempo com James Rossiter, mas o britânico não pôde saltar os seus compromissos no Japão.
Em Lotterer, a equipe vê um piloto capaz de dar o ‘feedback’ importante para as mudanças que se querem introduzir para tentar pontuar na parte final da temporada.
Desde cedo, em Spa-Francorchamps o clima mutável é um fator a ter em conta, e Lotterer tem experiência nesse tipo de cenários com a sua experiência nas pistas japonesas. Em termos técnicos e de pilotagem, o alemão mostra-se claramente confiante em estar à altura do desafio, tendo até abdicado de uma etapa da Super Formula japonesa que lhe pode custar o título.
Além disso, Lotterer cresceu na Bélgica, país onde retorna regularmente para visitar a sua mãe.