Bernie Ecclestone quer voltar a fazer os Fórmula 1 “soarem como carros de corrida”, depois de ter ficado “chocado” com a falta de sonoridade dos novos Fórmula 1 no GP da Austrália.
Os novos regulamentos para esta temporada ditaram a substituição dos estridentes V8 aspirados de 2,4 litros por novos V6 turbo de 1,6 litros, mais eficientes, mas também muito mais silenciosos.
As críticas surgiram logo nos testes de pré-temporada, mas ganharam maior impacto com a primeira prova da temporada. Sebastian Vettel afirmou mesmo que conduziu “um aspirador do pó”.
Ecclestone, que sempre se mostrou contra a mudança dos V8 para os novos V6 turbo, admitiu que não gostou do que ouviu e assume urgência numa solução ainda nas primeiras corridas da temporada.
“Não fiquei chocado com o barulho, mas sim com a falta dele”, afirmou o britânico ao diário australiano ‘The Age’.
“Já disse antes, estes carros não parecem e não soam como carros de corrida”, destacou, revelando que já falou sobre o assunto com o presidente da FIA, Jean Todt.
“Já conversei com Jean Todt (presidente da FIA) e o que ele disse é que precisamos de ver se encontramos uma forma de fazer estes carros soarem como carros de corrida”, disse.
“Penso que deixaremos as primeiras corridas desenrolarem-se e depois talvez tentar fazer alguma coisa. Não podemos esperar a temporada toda, depois pode ser muito tarde”, acrescentou.
A segunda prova do Mundial de Fórmula 1 de 2014 está agendada para o final deste mês, em 30 de março, com o GP da Malásia.