A Pirelli está preparada para a temporada de 2014 da Fórmula 1, marcada por um desenvolvimento tecnológico e alterações regulamentares como há muito não se via. Para o fim de semana inaugural, com o GP da Austrália, os italianos fornecem os pneus médios e macios, ambos mais duros e duráveis que os seus antecessores tal como a restante da gama. Em Melbourne, o pico de forças de desaceleração é de 5G, que pode causar o bloqueio das rodas levando ao desgaste das rodas. No ano passado, o vencedor foi Kimi Raikkonen, com duas trocas de pneus.
Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, explicou que “esta é a maior alteração regulamentar da era moderna da Fórmula 1, por isso tivemos que criar um conjunto de pneus completamente diferente. Os novos compostos e construção diminuem a degradação enquanto mantém o mesmo nível de desempenho. Como resultado, esperamos entre duas e três paradas por piloto em Melbourne, apesar de só conseguirmos previsões mais exatas depois de vermos os carros rodando nos treinos livres. A primeira corrida da temporada é sempre imprevisível, mas em 2014 será mais do que nunca.”
Já Jean Alesi, consultor da Pirelli como piloto, admitiu que “sempre gostei de Albert Park: tem alguns elementos de um circuito urbano como Mônaco e outros de circuitos mais tradicional com Barcelona. Mas este ano Melbourne será ainda mais desafiante. Com o retorno dos turbos, a F1 tem uma transformação radical quer em termos de tecnologia, quer em termos de estilo de pilotagem. Os pilotos terão que pensar mais sobre tudo, bem como assegurarem-se que não aceleram demais e fazem os carros patinarem.”