Equipes planejam alteração no formato do treino classificatório

A FIA e as equipes de Fórmula 1 vão se reunir no próximo dia 21 de fevereiro, quando serão realizados os testes do Bahrain, para discutir a possibilidade de introduzir mudanças no sistema de classificação já na temporada de 2014.

Esta reunião, que está sendo avançada pela revista ‘Autosport’, terá como objetivo encontrar uma forma de aumentar o interesse das classificação da Fórmula 1. Os responsáveis acreditam que os pilotos possam, este ano, recusar rodar no Q3 em função da estratégia de corrida.

Atualmente, os pilotos são obrigados a iniciar a corrida com os pneus com os quais conseguiram o melhor tempo no Q3. Já é, aliás, comum que, de quando em vez, pilotos que acreditam não ter chances de chegar à pole-position abdiquem de rodar no Q3 para ficarem livres para escolher o jogo de pneus para o início da corrida.

Ora, se a ideia se generalizar os prejudicados serão, certamente, os fãs e, por isso, o Conselho de Estratégia da F1 quer encontrar soluções.

Segundo releva a ‘Autosport’, uma das propostas passa por mudar precisamente essa norma dos pneus: os pilotos passariam a entrar na corrida com os pneus com os quais fariam o melhor tempo no Q2.

Isso obrigaria os pilotos a arriscar no Q2 para chegar à fase decisiva e, ao mesmo tempo, deixa-lhes um sentimento de “nada a perder” no Q3, visto que poderiam utilizar outros pneus na corrida.

Outra possibilidade seria a entrega, por parte da Pirelli, de um jogo extra de pneus apenas para a fase decisiva da classificação. A fornecedora já se mostrou disponível para isso.

Qualquer alteração terá de ter aprovação unânime por parte das equipes para entrar em vigor já em 16 de março, no GP da Austrália.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.