A FIA obrigou a Lotus a voltar a usar o mapeamento de motor do ano passado, depois da equipe de Enstone ter testado na semana passada em Barcelona uma nova versão, alegadamente para otimizar o papel do efeito Coanda dos escapamentos.
De acordo com James Allison, diretor-técnico da Lotus: “Fizemos um estudo durante o último dia de testes em Barcelona, mas avisamos a FIA do que estávamos fazendo. De qualquer forma, as coisas não funcionaram muito bem em pista e a FIA não pareceu muito satisfeita com o que nós testamos”, disse.
Informações não confirmadas informam que a FIA avisou as equipes da Renault, Lotus, Red Bull e Williams, que poderiam sofrer sanções caso não revertessem o mapeamento dos seus motores para o mesmo sistema do ano passado.
A verdade é que a FIA, o ano passado já tinha obrigado as equipes a manter os mesmos mapeamentos de motor do início de 2012, para acabar com a questão relativa ao aproveitamento dos gases de escape, e agora o assunto volta, no que pode ser um sinal que as equipes com motores Renault podem ter alguns problemas.
