Ferrari fecha seu túnel de vento em Maranello

Nikolas Tombazis admitiu que a decisão de fechar o túnel de vento da Ferrari em Maranello e transferir o trabalho de desenvolvimento para o túnel da Toyota, em Colônia, se deveu às dúvidas quanto à precisão dos dados gerados pela estrutura italiana. O projetista-chefe da Ferrari diz que esta situação não é a ideal, mas que foi a decisão mais sensata, permitindo que o túnel de Maranello seja atualizado.

“O nosso túnel serviu-nos durante 12 anos, mas está velho e desatualizado”, diz o projetista grego. “O desenvolvimento inicial do F138 começou no final da temporada passada e a maioria do trabalho de aerodinâmica foi feito em Maranello. Tivemos as nossas dúvidas quanto à correlação dos dados obtidos no túnel e na pista, por isso decidimos fechar o túnel principal, atualizá-lo e concentrarmo-nos apenas no túnel da Toyota. Esta temporada todo o nosso desenvolvimento aerodinâmico será feito na Alemanha, mas claro que isto não é perfeito, a situação ideal seria termos o nosso próprio túnel aqui em Maranello. Mas analisando os prós e contras, tanto a médio como em longo prazo, penso que esta é a melhor decisão. Devemos ter o nosso túnel reconstruído e operacional após a pausa de verão”, indicou Tombazis.

Os responsáveis da Ferrari também já admitiram que vão aumentar o trabalho nos simuladores durante o período em que o túnel de Maranello estiver fechado.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.