por Isabella Quarterone
Em entrevista à AutoWeek, o ex-piloto da Fórmula 1, Robert Kubica, demonstrou nostalgia e falou sobre sua recuperação, explicando os motivos pelos quais a volta à categoria ainda parece distante.
O piloto, que ainda está em processo de recuperação, diz apresentar dificuldades em mover o cotovelo e o punho. “Se eu conseguir mover meu braço novamente, há uma chance de retornar. Mas até isso acontecer, teremos que ver. Não há chances de eu voltar à Fórmula 1 em breve”
Durante a entrevista, demonstrou sentir saudade dos tempos de Fórmula 1, justificada por suas conquistas. Em 4 anos, o polonês correu pelas equipes BMW e Lotus, de 2006 a 2010. Subiu 12 vezes ao pódio, conquistou uma pole-position e venceu o GP do Canadá, em 2008. “Digamos que eu sinto falta de correr”, disse Kubica à AutoWeek. “Esse é meu maior problema. Quando eu estou ocupado nos ralis ou testes, não penso nisso. Mas quando estou em casa em um domingo, após uma corrida de Fórmula 1, eu penso que estou vivendo uma vida chata e monótona”, admitiu.
“Por outro lado, você não pode ter tudo que deseja em sua vida. Estou feliz onde estou hoje. Preciso continuar trabalhando, continuar batalhando. Estou melhorando, mas você precisa de muito tempo para totalmente se recuperar de algo como isso”, acrescentou, referindo-se a seu acidente na Itália, o qual colocou sua vida em risco.
Em 2011, Kubica se envolveu em um grave acidente enquanto corria na prova italiana de rali “Ronde di Andora”. O polonês pilotava um Skoda Fabia e perdeu o controle, saindo em alta velocidade da estrada e atingindo um guardrail, que atravessou seu carro e atingiu sua mão. Após a colisão, sofreu traumatismos múltiplos e ficou em coma induzido, o que colocou o destino de sua carreira em risco.
Atualmente, Kubica ainda passa por recuperação, mas se mantém ativo. Após o acidente, voltou às provas de rali, categoria em que viu oportunidade e passou a disputar provas. Sem sorte, tornou a se envolver em um acidente, desta vez, chocando-se com uma árvore. Seu carro entrou em chamas, mas o piloto saiu ileso. Quanto a suas conquistas nessa temporada, Kubica já venceu três ralis na Itália, sendo o “Rali de Como” seu último título conquistado.