A partir de 2013, largada do GP do Brasil será na Reta Oposta

A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa oficial de promoção turística e eventos da capital paulista), responsável pelo Autódromo de Interlagos, e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) reuniram-se com promotores de eventos automobilísticos, jornalistas esportivos e pilotos nesta quarta-feira, 9 de maio, para tratar de intervenções no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos). O encontro foi aberto à imprensa e discutiu a necessidade de ajustes tanto dentro quanto nos arredores do traçado.

O diretor de eventos da SPTuris, Everaldo Júnior, apresentou um resumo do que deve ser o projeto de reformas, além de um demonstrativo do que já foi feito desde 2005 – ano em que a empresa se tornou responsável pela administração do equipamento. Dentre as mudanças citadas estão: a construção de uma nova área de boxes na Reta Oposta do circuito, a remodelação da pista de arrancada e a criação de uma arena de eventos. A modernização da infraestrutura também abrange o Kartódromo, que deve ter a pista recapeada.

Além disso, está prevista a delimitação de uma área de parque público independente, para que possa ser utilizado pela população mesmo em dias de competição. Outra intervenção no entorno facilitará o acesso do público ao local, com um bulevar que deverá ligar uma estação de trem da CPTM ao Autódromo. “Essa conexão também vai trazer benefícios à região, já que permitirá que o desenvolvimento do comércio local”, disse Júnior. Haverá, ainda, integração de Interlagos com o Parque da Represa do Guarapiranga por meio de ciclovias no bairro.

A Curva do Café foi outro assunto abordado durante a reunião. Pela proposta apresentada, foram citadas duas possibilidades de alteração: a construção de uma chicane (redutor de velocidade dos veículos), ou a criação de uma área de escape. Para o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro, “o intuito principal da mudança é garantir a segurança do esporte no Brasil”.

O planejamento prevê a realização da licitação de parte das obras para este ano. As intervenções nos boxes e na Curva do Café são prioritárias, pois o traçado deve estar pronto 90 dias antes da data do Grande Prêmio do Brasil em 2013, para que a FIA possa fazer a vistoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.