Por Felipe Pires
Jérome D’Ambrosio, ex-piloto da Marussia e atual piloto reserva da Lotus, guiará o Lotus E20, em Mugello.
O belga que ficou sem uma vaga de titular para 2012 pilotará um carro de F-1 pela primeira vez neste ano.
O belga irá iniciar seus trabalhos no simulador nesta terça-feira como preparação ao seu dia de testes, em 1º de maio.
“Mal posso esperar para entrar no carro”, comentou D’Ambrosio à AUTOSPORT. “A última vez em que estive em um carro de F1 competitivo foi em novembro de 2010, durante os testes em Abu Dhabi, quando guiei um Renault. Retornar a um modelo competitivo é algo com o qual estou muito ansioso. Não guio um F1 há seis meses e, agora, não é como ser um piloto de corridas.”
“É uma situação difícil não poder guiar muito. Quando escolhi essa função com a Lotus, foi porque sabia que guiaria algumas vezes em vez de apenas ficar por perto.”
Apesar de D’Ambrosio ter como objetivo apresentar um bom desempenho durante o teste, seu foco estará no trabalho de desenvolvimento para a equipe.
A Lotus está entre uma das equipes que devem estrear evoluções em seu carro em Mugello – Jerome insiste que essa será sua meta, porém, a equipe dá a entender que o Belga deve estar preparado para substituir algum titular em caso de necessidade.
“Não é um dia voltado para mim. O importante é fazer o trabalho da melhor maneira possível para a equipe”, comentou. “É um dia importante para eles, então eu colocarei em prática qualquer programação que for necessária. Testarei aquilo que for preciso testar.”
“Mas seria muito difícil substituir alguém sem isso (teste). Não desejo o mal dos pilotos, mas, caso aconteça e eu precise substituí-los, já terei um dia com o teste de bagagem, o que me fará ser mais eficiente.”
“Isso também me permitirá fazer um trabalho melhor no simulador. Até agora, meu trabalho tem sido discreto, mas agora é que começa a ficar ativo. Há uma tendência de que o terceiro piloto tenha um papel mais importante, o que é bom, porque nos mantém em forma para guiar.”