Por Felipe Pires
O leilão do Toleman TG184-2, o primeiro carro de Ayrton Senna na F-1, está movimentando o mundo dos apaixonados por velocidade. A expectativa do colecionador inglês Roger Cowman é vender a preciosidade por cerca de R$ 3 milhões. O leilão será realizado no dia 16 de maio, em Silverstone, na Inglaterra.
No final da temporada de 1984 de Fórmula 1, o TG184-2 foi dado de presente ao companheiro de equipe de Senna na Toleman, Stevan Johansson. O carro ficou na terra do piloto, a Suécia, até ser vendido para Cowman em 1995.
“Stevan Johansson tinha o carro e um amigo dele nos Estados Unidos me falou que ele queria vendê-lo. Fiz um rateio com três amigos para comprar o carro. Então, eu fui à Suécia, a Malmo, na casa dos pais de Stefan, e comprei o carro”, lembra Cowman, que espera faturar R$ 3 milhões pela relíquia.
O lance inicial do leilão é de 600 mil libras, porém, os organizadores acham que o valor final ultrapassará esta marca. O motivo é que o carro está em perfeito estado. Suspensão e motor estão impecáveis, mesmo após tantos anos.
“O preço pode dobrar até o final do leilão. Temos muitos interessados nas Américas e também de alguns lugares da Europa. Acho que o vencedor seja de uma dessas duas regiões, mas não me surpreenderia se viesse alguém do Japão, porque o Ayrton era um herói lá e colecionadores japoneses poderiam aparecer na última hora”, acredita Trevor Francis, consultor do leilão.