Em vitória de Button, Vettel comemora o bicampeonato em Suzuka

Por Giovanni Romão

Ele dominou os todos os treinos livres em Suzuka, mas na classificação viu o talento de Vettel prevalecer. Porém, na corrida, com um melhor ritmo de prova, Jenson Button não deu chance para os adversários e garantiu a vitória no GP do Japão, 15ª etapa da temporada 2011 da Fórmula 1. A festa, no entanto, foi de Sebastian Vettel, que, com uma terceira colocação, garantiu seu bicampeonato na Fórmula 1 – tornando-se o mais jovem campeão da história da categoria.

O segundo colocado na corrida foi Fernando Alonso, fechando o pódio. Na sequência pintam Mark Webber, Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Felipe Massa. O oitavo colocado foi Sergio Perez, com Vitaly Petrov em nono e Nico Rosberg fechou a zona de pontuação em décimo.

A corrida

A largada da corrida foi bastante tranquila, com Vettel mantendo a liderança e Hamilton ganhando a segunda colocação em cima de Button. Mais atrás a disputa ficou mais intensa, com Kabayashi e Senna largando mal, despencando para 12ª e 13ª colocações, respectivamente. Na sequência das voltas, o brasileiro da Renault perdeu ainda posições para a dupla da Williams. Quem largou bem foi a dupla da Force India, Adrian Sutil e Paul di Resta, que se posicionaram entre os dez primeiros.

Na volta 6, a disputa foi entre a dupla da Ferrari. Usando a asa, Alonso foi para cima de Massa a ganhou a segunda colocação. Logo depois, no giro 8, Hamilton perdeu a segunda posição para Button e, na sequência, entrou nos boxes para a sua primeira para nos boxes para troca de pneus.

Como previsto, o desgaste dos pneus foi excessivo e na volta 10, Vettel fazia seu primeiro pit, com Button assumindo provisoriamente a ponta. Porém, no giro seguinte o inglês foi quem entrou para fazer seu pit, recolocando Vettel na ponta. Após a primeira rodada de pit, os dez primeiros estavam assim: Vettel, Button, Alonso, Hamilton, Massa, Webber, Schumacher, Petrov (sem pit), Perez (sem pit) e Sutil.

A segunda rodada de pits foi aberta pela Renault na volta 20, com Vettel e Webber entrando juntos nos boxes. O inglês Button entrou no giro seguinte e, com uma parada de boxes muito boa da McLaren, o piloto voltou à frente de Vettel, em quarto e o alemão em quinto. Na pista, Massa e Hamilton se encontravam na pista. O inglês fechou a porta para cima do brasileiro, na chicane que leva para a reta, e fez parte da asa dianteira do Massa ficar pela pista. Os dois foram aos boxes na sequência.

Devido a detritos na pista, o Safety-car entrou na volta 24, aproximando todos os pilotos novamente. Os líderes eram: Button, Vettel e Alonso. Na sequência apareciam: Webber, Massa, Hamilton, Schumacher, Petrov, Perez e Di Resta. O carro de segurança deixou a pista na volta 28.

Após a saída do safety-car, a corrida seguiu sem grandes mudanças. O primeiro piloto a entrar para colocar pneus duros foi Vettel, na volta 33, seguido por seu companheiro Webber, que entrou no giro 34. Em seguida vieram Hamilton, Button, Massa e Alonso. Quem se deu bem nos boxes foi o espanhol da Ferrari, que voltou a frente de Vettel.

Com a parada dos líderes, por algumas voltas Schumacher foi quem liderou a prova, com apenas dois pits feitos. O alemão fez seu terceiro pit na volta 42, caindo para a sexta colocação. Enquanto isso, Vettel seguia atacando Alonso para tentar recuperar a segunda posição. Porém, o alemão não obteve sucesso.

O final de prova foi eletrizante, com o Alonso e Vettel chegando em Button.

Temporada

A Fórmula 1 volta já na próxima semana, com o GP da Coreia. Os treinos livres começa na noite do dia 13 (horário de Brasília).

Confira o resultado do GP do Japão:

1) Jenson Button (ING/McLaren), 3 pit-stops

2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 3

3) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 3

4) Mark Webber (AUS/Red Bull), 3

5) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 3

6) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 3

7) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 3

8) Sergio Perez (MEX/Sauber), 2

9) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2

10) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 3

11) Adrian Sutil (ALE/Force India), 3

12) Paul di Resta (ESC/Force India), 3

13) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 2

14) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 3

15) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 2

16) Bruno Senna (BRA/Renault), 2

17) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 3

18) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 3

19) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 3

20) Timo Glock (ALE/Virgin), 3

21) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 3

22) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 3

23) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT), 3

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.