Sebastian Vettel fatura o GP da Bélgica

Por Giovanni Romão

A Fórmula 1 fez uma pausa de quatro semanas, durante o verão europeu. Porém, no retorno das atividades, o cenário nada se alterou. A Red Bull continua dominando a categoria e, para provar isso, garantiu a dobradinha no GP da Bélgica, com Sebastian Vettel conquistando sua sexta vitória na temporada, com Mark Webber cruzando em segundo. Em uma bela corrida de recuperação, Button terminou na terceira colocação.

O quarto colocado foi o espanhol Fernando Alonso, com Michael Schumacher em quinto, no fim de semana que completa 20 anos da sua estreia na F1, e Nico Rosberg em sexto. Na sétima colocação ficou Adrian Sutil, seguido por Felipe Massa, Vitaly Petrov e Pastor Maldonado, fechando os dez primeiros.

Em sua corrida de estreia pela Renault, Bruno Senna terminou em 13º e Rubens Barrichello foi apenas o 16º.

Prova de disputas e toques

A largada, como sempre acontece em Spa, foi bastante agitada, com diversos toques, como o Bruno Senna atingindo o Jaime Alguersuari. O toque provocou o abandono do piloto da Toro Rosso e obrigou Senna a fazer seu primeiro pit na primeira volta, com a asa dianteira quebrada.

Na disputa lá na frente, Rosberg ganhou a primeira colocação, mas depois de quatro voltas foi superado por Vettel. O terceiro era Massa, seguido por Alonso e Hamilton. Na tentativa de ultrapassagem do brasileiro para cima do piloto da Mercedes, não conseguiu se definir na freada e acabou perdendo as posições ainda para Alonso e Hamilton.

Na sequência, com 6 voltas de prova, começaram as primeiras paradas de boxes, com o australiano Webber. A Red Bull, assim como Hamilton, enfrentava problemas de bolhas nos pneus. Duas voltas depois, quem entrou foi Vettel, no momento em que Alonso partia para cima de Rosberg e assumia a ponta.

Depois de sua parada nos boxes, Alonso voltou atrás de Webber, mas em duas voltas ganhou a posição. Neste momento, Massa, Hamilton e Rosberg também faziam seus pits, permitindo que Vettel voltasse a ponta. Na volta 14, na tentativa de ultrapassagem de Hamilton para cima de Kobayashi, o inglês tocou na Sauber do japonês e saiu rodando, abandonando a prova. O toque provocou a entrada do safety-car e Vettel aproveitou para seu segundo pit.

Após o acidente, as dez primeiras posições estavam assim: Alonso, Webber, Vettel, Massa, Rosberg, Sutil, Perez, Petrov, Schumacher e Barrichello.

Na relargada, depois de três voltas, Vettel superou Webber e na volta seguinte ganhou a posição para cima de Alonso, assumindo a ponta. Mais atrás, Massa perdia a quarta colocação para Rosberg, enquanto Schumacher pulava da nona para a sétima colocação.

Quem também teve um bom ritmo após a relargada foi Button, que antes da saída do safety-car estava em 11º. Na pista, ganhou sete posições em oito voltas, pulando para quarto na corrida. Deixou para trás: Barrichello, Schumacher, Petrov, Perez, Sutil, Massa e Rosberg.

Na volta 30, Alonso fez seu segundo pit na prova. Na mesma volta, entraram nos boxes Maldonado, que estava em décimo, à frente de Barrichello, e Kobayashi, que era o 13º na prova. No giro seguinte, vieram: Vettel (líder), Rosberg (7º), Massa (8º) e Petrov (9º). Dos concorrentes à vitória, Webber foi o último a entrar no pit, na volta 32.

Após os últimos pits feitos, os dez primeiros colocados apareciam assim: Vettel, Alonso, Webber, Button, Rosberg, Schumacher, Sutil, Petrov, Maldonado e Di Resta.

Na pista, Webber conseguiu um ritmo melhor do que os adversários, mesmo calçando os pneus duros, e ganhou a segunda colocação para cima de Alonso na volta 37. No giro 42, Barrichello tocou na traseira do Kobayashi e fez um terceiro pit para trocar o bico. Lá na frente, Button partia para cima e ganhava a terceira colocação em cima de Alonso, depois de uma bela corrida de recuperação. Um pouco mais trás, Schumacher ganhava a quinta colocação para cima de Rosberg.

A última ultrapassagem na prova aconteceu na última volta, quando Massa ganhou a oitava colocação para cima de Petrov.

Temporada

A Fórmula 1 volta em duas semanas com o GP de Monza, 13ª etapa da temporada 2011. Os treinos livres começam no dia 9 de setembro e a corrida no dia 11.

Confira o resultado do GP da Bélgica:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 3 pit-stop

2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2

3) Jenson Button (ING/McLaren), 3

4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2

5) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 3

6) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2

7) Adrian Sutil (ALE/Force India), 2

8) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 3

9) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 2

10) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 2

11) Paul di Resta (ESC/Force India), 2

12) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber), 2

13) Bruno Senna (BRA/Renault), 3

14) Jarno Trulli (ITA/Lotus), 2

15) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 3

16) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 3

17) Jerome d´Ambrosio (BEL/Virgin), 2

18) Timo Glock (ALE/Virgin), 4

19) Vitantonio Liuzzi (ITA/HRT), 2

OUT) Sergio Perez (MEX/BMW Sauber), 4

OUT) Daniel Ricciardo (AUS/HRT), 1

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1

OUT) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 0



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.