Jenson Button fatura o GP da Austrália

Por Giovanni Romão

Uma pista que tem a cara dele. Em Albert Park, foi duas vezes pole-position e, neste domingo (28 de março), faturou sua segunda vitória na pista australiana. Não há dúvida que o simpático sorriso não cabia na boca do inglês Jenson Button após a segunda corrida da temporada 2010.

Depois da pole e a vitória conquistada em 2009 pela Brawn GP na pista em Melbourne, Button repete a conquista, sua primeira pela McLaren. O polonês Robert Kubica, da Renault, concluiu na segunda colocação e Felipe Massa fechou o pódio com a Ferrari.

Com um início de prova complicado, Fernando Alonso conseguiu se recuperar e terminou na quarta colocação.Nico Rosberg foi o quinto, com a Mercedes, seguido por Lewis Hamilton (McLaren) e Vitantonio Liuzzi, da Force Índia, que segurou a posição do ataque de Rubens Barrichello (Williams) na última volta.

O piloto da casa, Mark Webber, que largou na segunda colocação com sua Red Bull, foi o nono colocado, e Michael Schumacher fechou a zona de pontuação com a segunda Mercedes.

Chuva e emoção

Como tradicionalmente acontece, as corridas em Melbourne são sempre recheadas por grandes emoções. E tudo começou antes mesmo da largada, quando uma fraca chuva atingiu o circuito minutos antes da largada. Porém, apesar de fina, a chuva foi suficiente para molhar o asfalto. Por isso, os pilotos optaram por largar de pneus intermediários.

Na largada, Sebastian Vettel manteve a ponta. Destaque para Massa, que pulou de quinto para segundo, e Lewis Hamilton, que saltou da 11ª para a sétima colocação. Ainda na primeira curva, Alonso rodou e caiu para a 18ª posição, iniciando então uma corrida de recuperação.

Os pegas foram emocionantes nas primeiras voltas da corrida, com Webber superando Massa e Hamilton superando o companheiro de equipe Button. Kubica pintava como promessa na quarta colocação.

Fim da chuva e mudanças

A pista, então, começou a secar e o primeiro a arriscar pneus slicks foi Button. Assim que retornou dos boxes, o inglês acabou escapando. A estratégia parecia ter dado errado. Apenas impressão.

O inglês passou a andar muito mais veloz do que os pilotos de intermediários, quando grande parte dos pilotos decidiu repetir a decisão do piloto da McLaren. Porém, Button já havia feito a diferença.

Com as paradas, o inglês se recolocou na segunda colocação, atrás apenas de Vettel, que seguia soberano na frente. Nos pits, Massa perdeu as posições para Kuica e Rosberg, respectivamente.

Na segunda parte da prova, as disputas continuaram agitadas,com Alonso seguindo sua corrida de recuperação até se posicionar logo atrás de Massa. Com a segunda para de Rosberg, as posições eram: Vettel, Button, Kubica, Massa, Alonso, Hamilton e Webber. Os quatro últimos promovendo um trenzinho do mais animado, com ameaças de ultrapassagens a cada volta.

Nova reviravolta

Então, assim como aconteceu no Bahrain, quando a vitória parecia nas mãos de Vettel, o alemão escapou sozinho na penúltima curva do circuito e ficou parado na brita. Melhor para Button, que ganhou a ponta.

Nas voltas finais, apenas Hamilton e Webber resolveram colocar pneus novos e passaram a andar mais rápido do que os quatro pilotos da frente.

Massa tentou partir para o ataque para cima de Kubica, mas sem sucesso. Enquanto, Hamilton e Webber, de pneus novos, partiram para cima de Alonso. Restando quatro voltas para o fim, o inglês tentou passar o espanhol. Tentando se aproveitar da situação, Webber perdeu a freada e acabou atropelando Hamilton.

O piloto da McLaren conseguiu se manter na pista, caindo para sexto. Enquanto o competidor da RBR foi ao pit trocar a asa dianteira, voltando apenas em nono.

Livre na frente, Button confirmou sua primeira vitória pela McLaren.

Uma semana

A Fórmula 1 volta já no próximo fim de semana com a terceira etapa da temporada, o GP da Malásia.

Confira o resultado do GP da Austrália:

1) Jenson Button (ING/McLaren)

2) Robert Kubica (POL/Renault)

3) Felipe Massa (BRA/Ferrari)

4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP)

6) Lewis Hamilton (ING/McLaren)

7) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India)

8) Rubens Barrichello (BRA/Williams)

9) Mark Webber (AUS/Red Bull)

10) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP)

11) Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)

12) Pedro de la Rosa (ESP/BMW Sauber)

13) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)

14) Karun Chandhok (IND/HRT)

OUT) Timo Glock (ALE/Virgin)

OUT) Lucas di Grassi (BRA/Virgin)

OUT) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India)

OUT) Vitaly Petrov (RUS/Renault)

OUT) Bruno Senna (BRA/HRT)

OUT) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso)

OUT) Nico Hulkenberg (ALE/Williams)

OUT) Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber)

OUT) Jarno Trulli (ITA/Lotus)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.