A volta da proibição do reabastecimento e alta competitividade mostrada nos testes coletivos, devem acirrar as disputas por posições durante os GPS, e tornar o mundial de 2010 um dos mais emocionantes dos últimos anos. Esta é a opinião de Rubens Barrichello. Para o brasileiro, largar com tanque cheio vai proporcionar diversas ultrapassagens, já que a tendência é existir diferença de desempenho entre os carros. Alguns devem andar melhor com o tanque cheio, outros, com o pouco combustível.
“Eu acho que vai haver mais ultrapassagens, provavelmente. Alguns carros serão melhores com pouco combustível do que com o tanque cheio, ou o contrário, então eu acredito que o grid fique um pouco mais misturado, o que vai permitir mais ultrapassagens”, avaliou o piloto durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (11) no Bahrein.
Barrichello e Schumacher são os únicos pilotos do grid que já disputaram corridas sem o reabastecimento dos carros, em 1993. Apesar da experiência, o brasileiro não acredita em qualquer vantagem.
“É diferente de 1993. Todos nós temos de imprimir um ritmo forte do início ao fim com os pneus e a quantidade de combustível que você tiver no carro. Eu lembro que em 93 tinha placas que diziam ‘mantenha-o em linha reta’ ou ‘avalie depois os pneus’ ou ‘cuide do motor’. Eu não acho que conseguiremos fazer isso hoje, então temos apenas que acelerar com o que temos na mão”, comparou Rubens.
O provável equilíbrio entre pilotos e escuderias também mereceu os comentários de Barrichelo. Para o veterano, o mundial deste ano será imprevisível e incomparável com 1993. “Na época, tínhamos uma Williams muito à frente e uma McLaren que tentava, com Senna, tempo rápido”, analisou.
Barrichello também comentou sobre o peso do carros e como o campeonato pode ficar aberto devido à diferença dos tempos.
“Naqueles dias, tínhamos muito combustível a bordo também, mas com as variações no ano passado, você sabia que era 50, 60 quilos mais pesado. Alguns eram 40. Agora estamos falando de cerca de 10 a 170! E isso pode acrescentar cinco segundos nos tempos, por isso o campeonato está realmente aberto. É muito bom ter esse tipo de desafio”, encerra.