Michael Schumacher diz que Ferrari é a equipe que está em melhor forma para o início da temporada, com os teste chegando ao fim.
O piloto de 41 anos, que que pilotará a Mercedes GP neste ano, após três anos de aposentadoria, disse: “Felipe Massa e Fernando Alonso deve ser nosso alvo. A Ferrari fez testes muito bons e as coisas parecem boas. Eu os conheço e há boas razões para estarem feliz.”
Ele também voltou atrás em declarações anteriores de que sua equipe Mercedes provavelmente não poderia vencer a primeira corrida.
Após testes em Barcelona na sexta-feira, quando ele foi mais de um segundo mais lento que Fernando Alonso, ele foi perguntado se poderia ganhar a primeira corrida. Schumacher, que ganhou cinco dos seus sete títulos mundiais com a Ferrari, respondeu: “Talvez não. Eu não posso fazer juízo sobre as outras equipes, mas não estamos perfeitamente na posição que gostaria de estar, que é estar competitivo para ganhar imediatamente”.
Mas em uma entrevista coletiva no sábado, ele disse: “Eu não digo isso só na sexta-feira – eu disse isso logo desde o começo que não poderíamos estar em posição de vencer as primeiras corridas. Mas isso não é realmente importante porque você tem que ganhar até o final da temporada e não só no começo.”
“Esta foi uma sensação inicial e parece que talvez nós estávamos correndo mais combustível do que outros na sexta-feira e por talvez por isso o carro não parecia tão bom. Agora eu olhei os dados e vi que não é tão ruim, parece muito razoável. Então vamos ver onde estamos na realidade.”
O piloto que venceu a primeira corrida passou a ganhar o título a cada ano desde 2006, mas Schumacher minimizou a necessidade de ser competitivo no início da temporada.
“Penso que em primeiro lugar, como um programa de três anos. Eu vejo por outro lado que é importante o que acontece no final da temporada e não no começo”
“Estas são as duas principais coisas importantes. Se não estamos em posição de vencer as duas primeiras corridas, eu não iria preocupar-se em tudo. Se estamos dois segundos fora do ritmo, então podemos começar a nos preocupar, mas eu não acho que seja o caso. O carro está indo para frente, temos um plano para desenvolver o carro. A maior parte da corrida neste inverno foi de confiabilidade. Estou aqui para lutar pelo título e tenho certeza que vamos estar na posição, se podemos alcançá-lo ou não é outra questão”, disse ele.
“Será estreita entre as quatro equipes no Bahrain, com a Ferrari, um pouco à frente e em seguida, Mercedes, McLaren e nós. Ontem eu estava um pouco pessimista, mas depois de estudar os dados ontem à noite na verdade, parece mais razoável do que eu pensava.”, declarou o alemão”.
O companheiro de equipe de Shumacher, Nico Rosberg fez o melhor tempo dos testes deste sábado, cravando 1:20.686 durante uma simulação de qualificação no início dos retinos, antes da chuva arruinar o resto da dos testes da manhã.
Embora a pista fora secando no período da tarde, o tempo do alemão ficou invicto durante o resto do dia.
Sebastien Buemi na Toro Rosso foi o segundo mais rápido com 1:21.413, à frente de Jenson Button da McLaren (1:21.450), da Williams de Rubens Barrichello (1:21.975) e da Ferrari de Massa (1:22.344).
Tem se falado muito sobre as equipes que estão à frente e parece ser de comum acordo que são: Ferrari, McLaren e Red Bull com a Mercedes um pouco atrás.
Rosberg disse: “Foi um dia positivo. Nós funcionamos melhor com menor consumo de combustível na parte da manhã para alcançar o set-up desejado e fizemos um bom progresso. Depois do almoço fizemos corridas longas e simulações de corrida e aprendi muito. Em geral não há fraqueza absoluta com o carro. Nós apenas precisamos de extrair o máximo dele e estamos perto disso, mas o grande pacote de mudanças virá no Bahrain.”
Massa disse ter sido incentivado por novas partes aerodinâmicas que a Ferrari recebeu neste teste.
“Tive uma impressão muito positiva: pude sentir mais aderência e mais downforce. É encorajador, porque significa que evoluímos em relação ao teste do anterior em Jerez”, disse o brasileiro.