O dono da Virgin Enterprises, Richard Branson, veio a público reconhecer que a Honda merece receber muito do crédito pelo sucesso da equipe Brawn GP no Mundial de Fórmula 1 de 2009.
Recorde-se que a Honda optou por deixar a Fórmula 1 no início de dezembro do ano passado, a braços com a crise financeira, entregando a direção da equipe de Brackley a Ross Brawn e a Nick Fry. Ainda assim, a marca japonesa aceitou sustentar a formação ao longo dos primeiros meses de 2009.
Para Branson, esse elemento não deve ser descartado ao analisar o sucesso da equipe britânica nesta temporada.
“Penso que uma coisa que as pessoas ignoraram foi o fato da Honda ter passado um cheque de 120 milhões de libras para que a equipe não se fosse abaixo, mas ninguém lhes dá crédito. Há muita gente que teria simplesmente saído e guardado o dinheiro”, disse Branson em entrevista à ‘BBC Radio 5 Live’.
“Se voltarmos 12 meses, foi uma história de horror para a indústria automobilística e para boas marcas de automóveis como a Honda, que teve de tomar uma decisão muito difícil. Eles desenvolveram o carro e merecem algum mérito, mas duvido que alguém lhes dê muito, mesmo com a maneira cavalheiresca como se comportaram”, acrescentou.