Os organizadores do GP do Canadá confirmaram hoje que a prova retornará ao calendário do Mundial de Fórmula 1 de 2010, indo ao encontro dos desejos das equipes e dos fãs, que nunca se conformaram com a ausência da corrida na temporada atual.
“Estou muito contente com este resultado. Sempre estive confiante com a possibilidade de resolver esta disputa, dado o conhecimento aprofundado que eu tenho da Fórmula 1 no Canadá. E estou especialmente agradado pelo fato do anúncio se aplicar desde já, para que o GP do Canadá retorne ao calendário da FIA para 2010”, afirmou Normand Legault, responsável máximo da ‘Grand Prix F1 du Canada’.
“Nunca duvidei que a corrida canadense pudesse retomar o seu lugar de direito no calendário da FIA, e as minhas discussões com a administração da F1 levaram-me a acreditar que o evento retornaria em breve. A corrida é importante não só para a Fórmula 1, mas também para as equipes, construtores e patrocinadores. Estou, também, muito contente pelos muitos fãs canadenses, porque são verdadeiros entusiastas da F1 que apreciam o valor do espetáculo e da competição”, acrescentou Legault, que confirmou o seu desejo de abandonar o cargo de promotor do evento.
“Quanto à questão de saber se vou continuar como promotor local, já tinha anunciado no passado que não pretendia continuar nesse cargo, tendo em conta o modelo econômico vigente atualmente na Fórmula 1 e que tornou impossível colocar de pé um evento como este estritamente com apoios privados e sem apoio do governo. Expliquei no outono passado que não gostaria de pedir apoios aos governos para satisfazerem as necessidades financeiras da FOA, e assim, tornou-se impensável para mim continuar a agir como promotor”, concluiu.
O GP do Canadá deverá ser disputado no dia 6 de junho de 2010.