Detrito atinge capacete de Massa em treino na Hungria

Por Giovanni Romão

Colaborou: Victor D. Berto

Atualizado dia 29, às 15h52

O brasileiro Felipe Massa sofreu um acidente durante a segunda parte do treino classificatório da Fórmula 1 para o GP da Hungria.

Nos minutos finais do Q2, o capacete de Massa foi atingido frontalmente por uma mola com cerca de um quilo, que se soltou da suspensçao da Brawn GP de Rubens Barrichello. Após, aparentemente, perder os sentidos, o brasileiro bateu frontalmente contra a barreira de pneus, com o carro desacelerado.

Após o resgate na pista, Massa foi encaminhado ao centro médico do circuito e levado de helicóptero para um hospital próximo para exames mais completos.

Em entrevista à Rede Globo, Barrichello afirmou que Massa estava falando no centro médico, bastante agitado e apenas com um corte na testa. Ele foi sedado para ser transferido ao Hospital Militar de Budapeste.

O brasileiro passou por uma cirurgia por causa de uma fratura no osso pouco acima do supercílio. A Ferrari divulgou um comunicado, afirmando que o brasileiro sofreu “concussão cerebral, corte profundo na testa e dano num osso do crânio”.

A cirurgia foi considerada um sucesso, com vários fragmentos ósseos do crânio retirados, sendo que nenhum atingiu o cérebro, descartando-se também a descompressão cerebral.

Durante a madrugada de sábado para domingo, o quadro apresentou leve evolução. Pela manhã, os sedativos foram reduzidos para realização dos exames de reflexo e nova tomografia que detectou estagnação na lesão cerebral detectada ontem. O Dr. Peter Bazso, responsável pelo caso, revelou que não foi constatada qualquer nova lesão neurológica.

De acordo com o Dr. Robert Veres, médico do hospital, o olho esquerdo do piloto sofreu alguma lesão, ainda sem maiores detalhes. “Ele sofreu alguns danos no olho. Não sabemos se poderá voltar a competir”, afirmou à imprensa de Budapeste.

Um novo boletim médico do Hospital AEK, divulgado no início da tarde desta segunda-feira, dia 27, revelou que Massa não se encontra mais entubado e a sua sedação foi reduzida. O piloto acordou e respondeu de forma coerente, no entanto, fala de forma um pouco sonolenta e ainda está um pouco confuso.

Na manhã desta quarta-feira, dia em que Massa deixou a UTI e foi transferido para um quarto normal, O Dr. Dino Altmann, medico pessoal de Felipe Massa revelou estar certo que o piloto brasileiro irá ficar em condições de voltar a correr, já que o trauma não foi tão grave como se chegou a pensar, e a sua condição de saúde tem melhorado de dia para dia.

Também nesta quarta, um médico do hospital explicou que Felipe Massa sofre de uma inflamação biliar. “Durante a batida, o cinto de segurança comprimiu violentamente o seu corpo. Os seus intestinos e vesícula sofreram um grande choque”, referiu.

A Ferrari ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de retorno de Massa, mas confirmou Michael Schumacher como substituto do brasileiro na próxima etapa do mundial, em Valência, na Espanha, dia 23 de agosto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.