Por Giovanni Romão
O dobro de pontos da rival. A matemática das três últimas etapas da temporada 2009 da Fórmula 1 realmente justifica o sinal de alerta acionado dentro da Brawn GP após o domínio da Red Bull no GP da Alemanha.
Enquanto o time dos touros vermelhos somou exatos 50 pontos com seus dois pilotos nessas três etapas (Turquia, Inglaterra e Alemanha), a Brawn cravou apenas 26 pontos.
Na briga interna entre os pilotos, Mark Webber leva ligeira vantagem de dois pontos sobre seu companheiro Sebastian Vettel. O australiano, que venceu o GP de Nürburgrig, somou 26 pontos no acumulado, contra 24 de Vettel. A disputa dentro da Brawn apresenta maior disparate. Mesmo com uma forte queda de rendimento, Jenson Button somou 17 pontos no período, tendo inclusive vencido o GP da Turquia, enquanto Rubens Barrichello computou 9 pontos, amargando um 19° lugar na etapa turca.
Na classificação do campeonato, Button lidera com 68 pontos, seguido por Vettel (47), Webber (45,5) e Barrichello (44).
Outro ponto de preocupação para o time de Ross Brawn está relacionado a regularidade. A Red Bull colocou seus dois pilotos no pódio nas três últimas etapas. Enquanto o time inglês foi ao pódio no GP da Turquia, com a vitória de Button, e na Inglaterra, com Barrichello em terceiro.
A grande aposta da Brawn para a etapa da Hungria, neste final de semana, é o clima seca e a temperatura elevada – sua grande aliada na primeira fase do mundial. Além dos fatores extras, o time ainda aposta em um novo pacote de atualizações, com muitas novidades segundo Ross Brawn.