Por Victor D. Berto
Conforme a F1Mania.net noticiou em abril, existiria uma cláusula de desempenho no contrato de Nelson Piquet com a Renault. Na ocasião, a indicação era um prazo até o GP do Bahrain, para que se substituído, um novo piloto entrasse no GP da Espanha, o primeiro evento da Fórmula 1 na Europa.
Antes da largada do GP da Alemanha, etapa disputada no último fim de semana, Flavio Briatore, seu chefe de equipe, teria citado a cláusula para Piquet em tom de aviso. O brasileiro, que largou na 10ª posição, perdeu três posições durante a prova e recebeu a bandeirada na 13ª.
Os rumores sobre a saída de Nelson Piquet existem desde o início da temporada. Não é nenhum segredo que a equipe francesa quer Romain Grosjean, piloto franco-suíço, atualmente correndo na GP2, em um dos seus carros e, com o desempenho atual de Piquet, parece que o desejo será concretizado para a Renault.
Ontem (13), em seu programa de televisão ‘Bem, Amigos’, o narrador brasileiro Galvão Bueno revelou que “um amigo me ligou e disse que hoje (13) Piquet foi demitido. Ele será substituído por Grosjean. Di Grassi já foi convocado para ser o terceiro piloto da equipe.”
No entanto, Lucas di Grassi, piloto brasileiro apoiado pela Renault, que atualmente disputa o campeonato da GP2, revelou hoje à imprensa brasileira que “eu li a notícia, mas não recebi qualquer ligação, ninguém me falou nada”.
Hoje (14), mais notícias apareceram na imprensa mundial, inclusive uma declaração de Briatore dizendo que “até eu piloto melhor do que Piquet”.
Piquet, por sua vez, atacou seu chefe durante a entrevista coletiva de quinta-feira em Nurburgring: “É óbvio que o Flavio (Briatore) quer que eu melhore, mas fica difícil após ter passado um terço do campeonato com um carro dois ou três décimos que do Fernando. A equipe sabe que muitas vezes a gente tem um carro inferior, mas o Flavio não é o maior engenheiro do mundo e às vezes fica difícil botar na cabeça dele e tentar fazê-lo entender essas coisas.”
Agora, após nove etapas da temporada 2009, o piloto brasileiro, que declaradamente não usa o mesmo equipamento disponível para Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, não marcou nenhum ponto no campeonato e a situação está insustentável.
Diversas fontes ao redor do mundo dão como certa a substituição do filho do tricampeão mundial, mas nenhum anúncio oficial foi feito.