A ‘verdadeira’ Lotus insurgiu-se contra a utilização do seu nome e ameaça acionar judicialmente a Litespeed, que há algum tempo atrás anunciou a sua pretensão de competir na F1 sob o nome ‘Team Lotus’.
O Grupo Lotus PLC e sua filial Lotus Cars Limited descartaram qualquer envolvimento no projeto da Litespeed, e já anunciaram que vão tomar medidas legais para proteger a marca. Recorde-se que a Litespeed, equipe da F3 Inglesa, foi fundada pelos ex- funcionários da antiga escuderia da F1, Nino Judge e Steve Kenchington.
De acordo com revista inglesa ‘Autosport’, a permissão para o uso da marca teria sido garantida por David Hunt, alegadamente possuidor dos direitos sobre a utilização do nome, mas essa informação já foi contestada pela Lotus:
“O Grupo Lotus PLC e sua filial Lotus Cars Limited, não estão ligadas ao anúncio do ‘Team Lotus’, que apresentou a sua inscrição para o campeonato de F1 de 2010, então vamos tomar as medidas necessárias para proteção do nome, imagem e reputação da marca.”, lia-se no comunicado. Pelos visto a situação é semelhante à da Brabham, cuja família já acionou a Formtech, que também se inscreveu na F1 em 2010.